20 fevereiro 2008

O nosso blogue

Como é do conhecimento de todos os nossos associados e amigos, temos vindo a privilegiar a informação e o contacto com os Colmealenses. Não só através da habitual e insubstituível comunicação social regional – imprensa e rádio, mas também e de há tempos a esta parte, através das novas tecnologias da informação com a criação deste blogue. Face ao trabalho que temos vindo a desenvolver e de que nos orgulhamos, a nossa política de proximidade tem funcionado e com excelentes resultados. Quando surgiu a ideia e depois a decisão de lançar este espaço pretendia-se que ele “fosse de informação e de debate e onde todos pudessem participar livremente expondo as suas ideias e tecendo as suas críticas.” Assim foi durante bastante tempo até que recentemente, comentários menos próprios e de muito mau gosto, começaram a surgir sob a capa do anonimato. Ninguém pede e muito menos obriga a que se identifiquem. A deselegância nas referências aos naturais das nossas aldeias, a falta de respeito para com a comunidade e apreciações de carácter racista e xenófobo entre outras, que consideramos de extremo mau gosto e infelizes, levam-nos a admitir a introdução, não de medidas censórias mas de protecção, que visem continuar a proporcionar a quem nos visita, um espaço limpo e liberto de comentários excrementícios. O que vem sendo esparramado contra o regionalismo e os regionalistas não nos afecta porque a obra desenvolvida ao longo dos anos fala por si. Neste ano de 2008 comemoram-se oitenta anos do regionalismo no concelho de Góis. Basta percorrer as aldeias do concelho e as dos concelhos limítrofes para se apreciar o trabalho desenvolvido. Denegrir esse trabalho é uma tarefa que alguns (não muitos, felizmente) desenvolvem. Pretendemos que o nosso blogue continue a informar com seriedade e que o debate e a troca de ideias seja civilizado e educado. Pela nossa parte, tudo faremos. Contamos consigo! Porque este blogue é para si! António D. Santos

2 comentários:

Anónimo disse...

Tal como já foi mencionado, a UPFC, tem-se pautado por ser uma colectividade, que visa não só a optimização dos recusos existentes, mas essencialmente o desenvolvimento local e a promoção das potencialidades da freguesia.
Ao longo dos anos de existência da UPFC, que irá fazer este ano 80 anos, nunca assistimos a exibicionismo por parte dos seus membros, e sim apenas uma imensa vontade de fazer algo em prol da nossa comunidade.
A criação do blog, foi mais uma iniciativa que procurava divulgar, às pessoas que gostam da "nossa" localidade, as novidades, as recordações do passado e as actividades que a união vem promovendo.
Ressalve-se, que há muitas pessoas que passaram a conhecer o Colmeal e o visitam regularmente, graças ao dinamismo da UPFC.
Parabéns à colectividade, ao seu trabalho e que continue a vigorar neste blog, a divulgação de iniciativas e as intervenções pertinentes, ou então, quando o trabalho que está a ser desenvolvido, não seja de acordo com o esperado, que sejam formuladas críticas constutivas e não destrutivas.

Anónimo disse...

Rectificamos... A UPFC, comemora este ano 77 anos de existência e não 80, como por lapso foi referido.