27 outubro 2020

Fotógrafo português venceu concurso internacional de fotojornalismo

 Parabéns ao “colmealense” Gonçalo!


O jornal “Expresso” online noticiou, anteontem, que um “Fotógrafo português vence prémio revelação do Leica Oskar Barnak Award”, referindo tratar-se de um dos mais prestigiados concursos de fotografia a nível mundial.

O vencedor foi o Gonçalo Fonseca, filho da nossa conterrânea Manuela Costa. Nasceu Lisboa, em 1993, estudou Jornalismo na Universidade Católica de Lisboa e decidiu dedicar-se totalmente à fotografia, tendo continuado os estudos na Universidade Autónoma de Barcelona, em Espanha. 

Foi um dos 70 jovens talentos, a nível mundial, nomeados para o prémio, por um conjunto de 65 peritos em fotografia, oriundos de 30 países.

Já tinha sido finalista em diversos concursos, nacionais e internacionais, tendo recebido três prémios – prémio Estação Imagem "Vida Quotidiana" 2020, o Young Artist no Educating the Eye Award (Espanha, 2019) e o prémio Allard Prize for International Integrity (Canadá, 2019).

O jornal Expresso, recorda ainda que “as suas fotografias foram expostas em Espanha, Canadá, Eslovénia, Alemanha, Reino Unido, Bélgica e China e publicadas pelo Expresso, TIME, Washington Post, Der Spiegel, El País, entre outros”.

O Gonçalo, além da distinção de vencedor, recebeu uma câmara fotográfica da marca Leica, no valor de 5.000 euros, e irá ainda frequentar um curso, na sede daquela prestigiada marca, na Alemanha.

Em 2018, o Gonçalo esteve a trabalhar na Índia e, quando regressou a Lisboa, ficou impressionado com as bruscas alterações que a capital tinha sofrido na sua ausência.  A sua sensibilidade de fotógrafo obrigava-o a documentar essas transformações.

Este prémio é o reconhecimento do seu valor artístico e da sua sensibilidade, como repórter fotográfico, revelado nesse trabalho que desenvolveu em Lisboa, em que deu rosto aos problemas humanos resultantes da gentrificação da capital. Isto é, ao aumento exagerado do valor das habitações, estimulado pelo aumento do turismo, o que conduziu à deslocação dos residentes com menor poder económico para outros locais e à entrada de novos residentes com maior poder económico. Tal fenómeno, que tanto impressionou o Gonçalo, já provocou a perda de habitações a mais de 10.000 pessoas

Uma imagem vale mais que mil palavras…


© Gonçalo Fonseca

(Imagem gentilmente cedida pelo autor)

 

O êxito do Gonçalo foi registado no site da Presidência da República, com realce para o carácter humano do seu trabalho:

“O Gonçalo Fonseca é um jovem fotógrafo português, pleno de sensibilidade, que alcança assim reconhecimento internacional com uma problemática cujos contornos, por vezes dramáticos, está agora patente aos olhos do mundo.

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa saúda este artista, deixando votos de múltiplos sucessos futuros”

 

Parabéns, Gonçalo! O teu sucesso, conquistado com um trabalho de carácter tão humano, enche-nos de orgulho!

 

Deonilde Almeida

5 comentários:

Anónimo disse...

Quanto orgulho para os colmealenses. Muitos parabéns, também pelo olhar. Votos de muitas felicidades pessoais e profissionais. Parabéns à mãe que abraço.

Lisete de Matos
Açor, Colmeal

Margarida Faria disse...

Fotos muito bonitas e invulgares! ! ! ! Adorei.....Parabéns ,

Margarida

Keith disse...

Congratulations on your award.

Mariete Santos disse...

Boas fotografias sem dúvida . Parabéns

Maria C. Costa disse...

Lindas fotos! Os meus parabéns