12 março 2020

COLMEAL – UNIÃO PROGRESSIVA

V PASSEIO TURÍSTICO – ROTA DAS COLMEIAS


A União Progressiva da Freguesia do Colmeal realizou, no passado dia 16 de Fevereiro, o V Passeio Turístico – Rota das Colmeias com enorme afluência de participantes, muitos quais se faziam acompanhar de familiares e amigos. O itinerário delineado era magnífico em termos de paisagem, todo ele dentro do território da freguesia de Cadafaz e Colmeal. Algumas dificuldades aqui e ali que os mais afoitos ou melhor preparados ultrapassavam sem dificuldades de maior e/ou com a ajuda dos companheiros. O espírito de companheirismo e entreajuda esteve sempre presente o que é muito significativo e de louvar.
No Largo D. Josefa das Neves Alves Caetano foram dadas as boas vindas e as recomendações a ter em conta.


Como se constatou durante o passeio turístico, verificou-se sempre por parte dos intervenientes o máximo cuidado na preservação da envolvente. No dia seguinte, a Organização procedeu à retirada de toda a sinalética colocada ao longo do percurso, à semelhança do que se fez nas edições anteriores.

O itinerário percorrido pelos participantes começou no Colmeal, no Largo D. Josefa das Neves Alves Caetano e prosseguiu pelo Asseiro do Soladinho, Relva do Meio, Fonte da Corte, Portela, Foz d’Ádela, Gaeiras, Vale da Lobeira, Assentada do Cabeço do Gato, Panasqueira, Mimosa, Candosa, de regresso ao Colmeal. Pelo meio houve a habitual paragem para reforço alimentar e convívio dos participantes.
Face o elevado número de participantes, que tem aumentado de ano para ano, o almoço foi preparado e servido por uma equipa de voluntários no Parque “Os Pioneiros”, numa tenda cedida pela Câmara Municipal de Góis.


Convívio excelente e comentários simpáticos pela organização e pela ementa, o que muito nos agrada e nos leva a encarar com optimismo, a realização do VI Passeio Turístico, no próximo ano.

Depois do almoço e tomada a bica, as atenções viraram-se todas para a pista de obstáculos, à Quinta. Enchente do costume e muita curiosidade para ver como passar/ultrapassar os diversos obstáculos. Tudo na máxima segurança.
Foram mais três/quatro horas de são convívio, que só parou ao cair da noite. O tempo esteve, mais uma vez, solidário com a Organização. Há quem diga que a União tem um pacto com S. Pedro.


A União Progressiva da Freguesia do Colmeal agradece, muito sensibilizada, aos voluntários que colaboraram graciosamente e aos patrocinadores que tornaram possível a realização deste V Passeio Turístico – Rota das Colmeias.
A Câmara Municipal de Góis, Junta da União das Freguesias de Cadafaz e Colmeal, Góis Moto Clube, Bombeiros Voluntários de Góis, Guarda Nacional Republicana, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e O Varzeense, mais uma vez foram fundamentais para o sucesso da iniciativa.
Vamos continuar a trabalhar com afinco e entusiasmo para divulgar e dar a conhecer o concelho de Góis e as nossas aldeias. As potencialidades da nossa região, em termos paisagísticos e gastronómicos, são enormes.

Está já no ar a preparação do próximo…

A Direcção  

1 comentário:

LL disse...

O próximo não vou falhar!