02 dezembro 2016

FERNANDO COSTA – Regionalista e jornalista serrano



Foi-me solicitado há alguns meses que escrevesse para a arganilia, revista cultural da beira serra, um texto sobre Fernando Costa. O número deste ano seria dedicado à imprensa periódica pampilhosense.

Receei a princípio aceitar tão grande compromisso. Mas depois, compreendi que não seria justo, para quem tão generosamente em mim estava a confiar.
A amizade que durante décadas me ligou ao Fernando Costa, os laços familiares, o acompanhamento nas lides regionalistas, foram determinantes para que assumisse uma tarefa, que sabia de antemão, não iria ser fácil.
Era conhecedor do seu vasto espólio, da existência de inúmeros dossiers repletos de recortes da participação que manteve regularmente na imprensa regional, álbuns com fotografias, estudos, livros, documentos de pesquisa, esboços, etc.

Não me compete a mim apreciar ou fazer quaisquer comentários ao que coligi para este número da revista arganilia que já se encontra disponível.
Não foi tarefa fácil, como temia. Foi uma grande responsabilidade escrever sobre um Homem como Fernando Costa. Mas, ao mesmo tempo, uma honra enorme e um gratificante privilégio.

Agradeço à sua família todas as facilidades concedidas para que este trabalho fosse possível e muito especialmente à Dr.ª Lisete de Matos, pela confiança que em mim depositou e pela ajuda amiga em momentos de algum desânimo e desorientação.

A. Domingos Santos

A Revista Arganilia pode ser solicitada para:
Custa 15,00€ + portes de correio


1 comentário:

Anónimo disse...

Por favor, o mérito é exclusivamente seu. Lamentando muito não o podermos estar com Fernando Costa, estamos todos de parabéns e, pessoalmente, agradeço muito mais esta homenagem e iniciativa de registo da memória colmealense. Voltarei ao assunto, oportunamente.

Lisete de Matos