11 maio 2016

Caminhada “Pelos Trilhos das Ribeiras”


No passado sábado, dia 7 de Maio, fomos andar “pelos trilhos das ribeiras” em mais uma caminhada, desde que em 2006 nos abalançámos a fazer a primeira.
Este ano tivemos a activa e entusiástica colaboração do Grupo dos Amigos de Capelo, prosseguindo assim o nosso propósito de estreitar e fortalecer os laços de amizade e de proximidade com as associações regionalistas da nossa freguesia e não só.

A instabilidade meteorológica não foi suficientemente forte para afastar todos aqueles que nos quiseram acompanhar nesta saudável iniciativa e registamos com especial agrado a participação dos muitos que se deslocaram propositadamente da capital e de zonas limítrofes.

Recebidos em Capelo na sua Casa de Convívio, para o café d’avó e uma filhós, fomos surpreendidos por um autêntico banquete onde tudo estava excelente.









































Depois de breves e indispensáveis recomendações a ter em conta durante o percurso, o grupo “fez-se ao caminho” começando por visitar um antigo moinho. Por um trajecto que foi considerado muito bem delineado e bonito (apenas uma subida teve queixas das pernas…) os participantes foram torneando encostas, vencendo vales e ribeiras.
Uma “bica” bem tirada na Casa de Convívio do Grupo dos Amigos do Sobral, Saião e Salgado deu alento para que após reagrupamento, se prosseguisse até ao Colmeal, onde, as previsões atmosféricas aconselhavam que o almoço-convívio inicialmente previsto para o Parque de Merendas das Seladas fosse servido debaixo de telha.

Fundamental para o sucesso desta iniciativa foi a presença de todos quantos quiseram estar connosco, destacando-se as participações dos Cepos, de Capelo e naturalmente do Colmeal. A colaboração da Junta da União das Freguesias de Cadafaz e Colmeal e da Câmara Municipal de Gois, na limpeza dos trilhos e na cedência de transporte é essencial e indispensável para que estas caminhadas possam ter êxito.
A próxima será daqui a um ano.

U.P.F.C.
Fotos de A. Domingos Santos


3 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia, muito bem! Parabéns pelo evento e pela intrepidez da participação, em dia tão cinzentão. Eu gelada em casa, e umas caminhantes acaloradas de casaco na mão!Parabéns também pelo moinho preservado.

Lisete de Matos
Açor, Colmeal

Anónimo disse...

Eu, caloira nestas andanças, fiquei maravilhada! A nossa serra tem recantos e paisagens que só estas caminhadas permitem desvendar. O que eu andei a perder, estes anos todos...

Deonilde Almeida (Colmeal)

rosario cardoso disse...

Deve ter sido divertido, mas o que me agradou mais foram as belas fotos que publicaram, obrigada Rosário Cardoso