05 março 2016

I PASSEIO TT – ROTA DAS COLMEIAS


O dia 28 de Fevereiro de 2016 vai ser recordado como um dia diferente no Colmeal. Movimento anormal de carros e motos, fatos estranhos, cores garridas, escapes algo barulhentos. A União Progressiva da Freguesia do Colmeal realizava o seu I PASSEIO TT - ROTA DAS COLMEIAS.






Pequeno-almoço no Centro de Cultura e Convívio e, antes da partida do Parque de Merendas das Seladas as indispensáveis recomendações com os cuidados a observar durante o percurso. Depois, motos e jeeps arrancaram a caminho de montes e vales, aldeias e casais, subidas e descidas, passando por algumas dificuldades que o tractor e o guincho iam resolvendo. O dia estava bom, temperatura agradável sem chuva e sem a neve que na véspera tudo pintara de branco. Apenas as zonas mais elevadas se mantinham ainda emolduradas. Paisagens de sonho numa envolvente magnífica sarapintada aqui e ali pelo amarelo das mimosas.












Na passagem pelo emblemático Cabeço do Gato, de onde a nossa vista se perde nas lonjuras e a paisagem é simplesmente deslumbrante, a entreajuda dos participantes em certas situações revelou-se fundamental. Em Aldeia Velha, autêntico miradouro para contemplar a Natureza, fez-se o reagrupamento e aconchegou-se o estômago.

























Na parte final do percurso, participantes, acompanhantes e muitos curiosos, dirigiram-se para a Portela, onde uma pista de obstáculos, facultativa, esperava os mais afoitos. E foi interessante ver alguns a conseguir ultrapassar aquelas dificuldades acrescidas.













O jantar, pelo elevado número de inscritos, foi servido nas instalações do sócio Carlos Fontes de Almeida, que com o Tiago Cerejeira Domingos e o Nelson Henriques foram os grandes entusiastas e obreiros desta iniciativa.
No final, o presidente da Direcção da União Progressiva numa curta intervenção, agradeceu os apoios recebidos e a participação de tantos entusiastas da modalidade, enalteceu o civismo e o companheirismo com que tudo decorrera, apelou à divulgação da região e que pelos comentários que ouvira durante o dia, havia que começar já a preparar-se o próximo passeio. Fez entrega de placas alusivas às entidades presentes e aos sócios que se empenharam na organização. Os presidentes da Junta da União das Freguesias e da Liga dos Amigos de Aldeia Velha e Casais congratularam a União pela iniciativa e manifestaram disponibilidade para futuras realizações.





Os participantes receberam lembranças oferecidas por Amílcar de Almeida, Carlos Fontes de Almeida, Câmara Municipal de Góis, Junta da União das Freguesias de Cadafaz e Colmeal e União Progressiva da Freguesia do Colmeal. 


Este Passeio TT só foi possível graças à adesão dos participantes, patrocinadores e apoios que desde a primeira hora recebemos da Câmara Municipal de Góis, Junta da União das Freguesias de Cadafaz e Colmeal, Góis Moto Clube e Liga dos Amigos de Aldeia Velha e Casais. Da Guarda Nacional Republicana e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, concedendo as respectivas autorizações, comunicação social regional – imprensa e rádio, na divulgação efectuada e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Góis com a presença de uma ambulância.

UPFC
Fotos de A. Domingos Santos

Por gentileza de Armando Brás Mendes podem ser visionadas fotos do I PASSEIO no link seguinte

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente fotografia a da entrada deste blogue.
Parabéns ao autor e ao gestor deste espaço.
Continuarei a visitar-vos com curiosidade pelas vossas iniciativas e com muito respeito pelo vosso trabalho.