13 fevereiro 2016

I PASSEIO TT – ROTA DAS COLMEIAS é no dia 28



A União Progressiva está a desenvolver esforços para que esta iniciativa, a primeira do género na nossa Freguesia, seja coroada de êxito.

Num percurso delineado por montes e vales, por aldeias e casais. Subidas íngremes, descidas acentuadas. Paisagens maravilhosas que nos envolvem, que nos rodeiam, que nos cativam. As nossas serras são lindas. As acácias começam a dar-lhes aqui e ali um tom amarelado. O Ceira lá em baixo, lá no fundo a correr sem pressas. Ribeiras a espreguiçarem-se pelos barrocos. Pequenas quedas de água.



Será assim desde o Colmeal – Senhor da Amargura, subindo ao Sancho, descendo ao Vale da Bica para o Soladinho. Pelo Vale da Ramalheira, Estrada da Fonte da Corte, Cimo do Brejo. Por aqui irão passar os participantes. Seguem-se a Portela, Vale da Lobeira, Estrada do Açor, Relva do Meio e a Panasqueira.

Cabeço do Gato. De onde a nossa vista se perde nas lonjuras, a paisagem é soberba, deslumbrante. Buçaco, Caramulo e Estrela são algumas das serras que o olhar ainda consegue descortinar lá longe. Serranias polvilhadas de aldeias, casais e lugarejos. Arganil sobressai. Olhando para o outro lado, Carvalhal, Aldeia Velha, Malhada, e o Soito um pouco mais abaixo.
 
 

E o I PASSEIO TT – ROTA DAS COLMEIAS continua. Por Mimosa, Rabadão e Candosa num sobe e desce de respeito. Estrada da Ribeira do Carvalhal, Caminho da Missa do Carvalhal (curiosa esta designação), Poesia e Aldeia Velha, onde se fará uma pausa para um “reforço alimentar” nas instalações da Liga dos Amigos de Aldeia Velha e Casais, que assim colabora solidariamente nesta iniciativa.



Uma subida ao Posto de Vigia onde a vista é deslumbrante. Depois, continuação pela Quinta das Águias, um sonho tornado realidade por Manuel Nunes de Almeida há cerca de seis décadas.
Loural, que ficou deserto de pessoas, deserto de vida anos atrás e hoje se apresenta tão diferente com a recuperação do seu casario de pedra e de telhados de loisas.
Ventoso, Pontão, Portela e Colmeal.




Na Portela haverá uma Pista de Obstáculos, facultativa, para quem a desejar fazer.
Será interessante ver o que os mais afoitos conseguem.
No final do dia, o jantar de convívio e a distribuição de lembranças aos participantes e aos convidados.

Esperamos por si. Venha ao Colmeal. Vai valer a pena.

UPFC
Fotos de A. Domingos Santos

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bem! Gosto desta capacidade de empreender atividades distintas para grupos distintos. Parabéns aos jovens ideólogos, aos organizadores e aos participantes.

Abraço

Lisete de Matos