15 junho 2015

A UNIÃO e as nossas belezas serranas - 1º. dia


A União Progressiva da Freguesia do Colmeal, dando continuidade à divulgação da n/ região serrana, passeou pelo concelho da Pampilhosa da Serra, no fim-de-semana de 30 e 31 de Maio de 2015.

Na manhã de sábado, dia 30 de Maio de 2015, o autocarro saiu às oito horas de Sete Rios, com 55 sócios e amigos da União Progressiva da Freguesia do Colmeal, rumo a Condeixa e às Ruínas de Conímbriga que tanto têm para apreciar. Visitámos também o Museu Monográfico, onde nas suas várias salas se observam os achados encontrados nas escavações.












Continuando o nosso percurso chegámos a Miranda do Corvo, onde almoçámos no restaurante Museu da Chanfana e apreciámos este ex-libris da gastronomia serrana. Tivemos, de seguida, ainda a oportunidade de visitar o Parque Biológico da Serra da Lousã que se compõe de um Centro de Informação, Parque de Vida Selvagem, Quinta Pedagógica, Labirinto de árvores de fruta, Roseiral, Centro Hípico, Museu Vivo de Artes e Ofícios Tradicionais com Loja de Artesanato, Museu da Tanoaria e o já referido restaurante Museu da Chanfana.


















Seguimos depois por Lousã, onde foi possível admirar o seu Castelo, também denominado Castelo de Arouce, situado na margem direita deste rio. No morro em frente destacam-se as Ermidas de Nossa Senhora da Piedade, um importante Santuário Mariano. É uma zona de grande atração turística.




  
Continuámos em direção a Candal, uma das aldeias de xisto onde nos foi possível percorrer as suas ruelas apertadas e muito características. A Loja da aldeia encheu-se para que se pudessem comprar artigos regionais e degustar os talasnicos – uma especialidade feita à base de castanha, mel e amêndoa – que muito agradou a todos.





O percurso que se seguiu é constituído por uma paisagem fabulosa a caminho da Pampilhosa da Serra, onde jantámos no Restaurante BUKE do Villa Pampilhosa Hotel onde pernoitámos.  A estadia a todos agradou, não só da parte do Hotel em si – bons quartos, bom espaço e bom serviço de receção e atendimento – mas também do restaurante – boa qualidade do serviço prestado e gastronomia muito diversificada.










Tivemos ainda no restaurante um momento muito agradável – ao presentearmos um casal amigo no dia do seu aniversário de casamento.







Maria Lucília D.P.C. Silva
Fotos de Nuno Silva e Francisco Silva


1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns à UPFC pela iniciativa. Este é um percurso que vale a pena fazer, pela beleza, mas também pela abrangência histórica e sociocultural, proporcionando o contacto com o passado distante e próximo, e com o presente a apontar para o futuro. Entre outras vertentes, antevê-se o último na apresentação valorizada de Conimbriga, no Parque Biológico da Serra da Lousã, no empreendimento hoteleiro da Pampilhosa, na dinâmica das Aldeias do Xisto.

Parabéns também à família Silva, à Maria Lucília por escrever, ao Francisco e ao Nuno pelas fotografias que tanta justiça fazem à visita. Não fora feio, e ficava aqui cheia de inveja!

Lisete de Matos
Açor, Colmeal.