18 fevereiro 2013

Canoagem no Ceira


No passado sábado, 16 de Fevereiro, o Colmeal amanheceu diferente. Com mais movimento, com mais pessoas, com mais alegria. Os canoístas iam chegando à Casa Grande da Eira, a casa que a todos acolhe com simpatia, onde o Mário desempenhava e muito bem o seu papel de anfitrião.

Como se poderá ver nas fotografias que se seguem, passámos pelos três concelhos – Góis, Arganil e Pampilhosa da Serra, o chamado Triângulo Dourado do Regionalismo conforme se lhes refere Maria Beatriz Rocha-Trindade no seu livro “A Serra e a Cidade”, numa edição de Dezembro de 2009 da Âncora editora.




























A União Progressiva da Freguesia do Colmeal que tomou a iniciativa de assumir a realização da primeira canoagem no rio Ceira em 2006 tem vindo a apoiar esta actividade com o contributo indispensável dos associados “entendidos” Carlos Dias e Mário Martins e da sua organização “Kompanhia das Águas”. A Junta de Freguesia do Colmeal que desde sempre tem apoiado e acarinhado a canoagem no Ceira com especial destaque na limpeza e desobstrução de alguns troços do rio, obsequiou os participantes com uma simpática lembrança de produtos regionais.


Também Acácio Moreira, presidente da União e Progresso do Carvalhal, que mais uma vez esteve connosco e fez a sua habitual reportagem fotográfica, procedeu à divulgação através das redes sociais, do que se passou neste dia, contribuindo assim para que a nossa região seja conhecida e possa atrair todos aqueles que queiram partir à descoberta das nossas gentes, das nossas aldeias e das nossas belezas naturais. Como escreveu Acácio Moreira no facebook “Mais uma vez a nossa região foi palco de um grande evento, tendo como cenário principal o nosso querido Rio Ceira. Um evento de uma grande envergadura que envolveu atletas de nível internacional. Muito devemos ao nosso estimado conterrâneo Mário Martins, que só com um grande esforço e dinamismo tem conseguido que este evento se realize aqui na nossa região há já alguns anos consecutivos. É lindo ver o nosso rio cheio de muito movimento e colorido, pela variada cor das canoas. Um obrigado ao Mário e ao Carlos Dias pelo seu forte empenho em manter este espectáculo ano após ano, não podendo deixar de agradecer a presença neste grande evento de todos os participantes que aqui se deslocaram, vindos de diversos pontos do país. Um bem-haja a todos pela vossa colaboração.”

Fotos de A. Domingos Santos


3 comentários:

Anónimo disse...

Fantásticas: a aventura e as fotografias! Parabéns aos participantes e aos organizadores.

Lisete de Matos

Açor, Colmeal

Anónimo disse...

Excelente contribuição para a divulgação da nossa região.
Estão todos de parabéns. Façam isto mais vezes.

Anónimo disse...

Depois de mais um encontro de canoagem que me tirou algumas horas de sono, mas teve um final feliz, não houve acidentes, nem lesões. Desde já quero agradecer à U.P.F.COLMEAL, à J.F.do COLMEAL, ao ACÁCIO MOREIRA que há muito nos acompanha e apoia, e a todos os participantes,que desde FARO, PALMELA, F.FERRO, COINA, ALMADA, CABEÇÃO, CASCAIS, SINTRA, LISBOA, TOMAR, MARINHA GRANDE, BRAGA e MONDIM DE BASTO quiseram participar. Peço desculpa se me esqueci de alguém. A todos um grande abraço e pró ano há mais.

Mário da Eira