04 junho 2008

Recordar "O Colmeal" 9 e 10


15 de Outubro de 1960. Neste dia, o número 9 de “O Colmeal” tinha na primeira página uma fotografia da festa do Colmeal acompanhada de mais umas palavras relativas à festa e mais algumas contas referentes a ofertas. Aos valores anunciados no número anterior, “O Colmeal” acrescenta mais 2.349$00 provenientes das aldeias da freguesia.

Nesta edição, o Santo do mês é a Senhora do Rosário. “…no alvor do século XIII, propagava-se em grande parte da Europa, a nefasta seita dos albigenses. Os sinos tocavam de terror. As igrejas eram saqueadas, os mosteiros roubados, os sacrários violados…Nossa Senhora teve dó dos homens e ajudou-os. De Tolosa apareceu S. Domingos, como capitão predestinado para comandar a santa batalha. A arma que a Santa Mãe lhe deu, era o Rosário. Cem mil albigenses se converteram em 6 meses. Nossa Senhora triunfava. Três séculos mais tarde…os turcos maometanos… reúnem uma frota de 282 galés para conquistar os mares de Veneza e destruir a Europa cristã. O Papa S. Pio V, chamou os príncipes cristãos para lhes tolherem o avanço. As armadas inimigas encontraram-se no golfo de Lepanto no dia do Rosário…os soldados cristãos içaram a bandeira de Nossa Senhora no mastro mais alto da galé…e saudaram-na. Depois bateram-se como leões e alcançaram uma vitória como até então nunca se tinha visto. Era 7 de Outubro de 1571. Todos ficaram convencidos que Nossa Senhora tinha combatido a seu lado…S. Pio V instituiu a festa de Nossa Senhora das Vitórias no dia 7 de Outubro, que Gregório XIII chamou do Rosário de Nossa Senhora por se ter ficado a dever ao Rosário tão notável auxilio ao céu…”

No espaço “A vida de O Colmeal” faz-se referência ao facto de a anterior edição ter 8 páginas e terem sido impressos 700 exemplares. Em “Badaladas”, informam-se os leitores que a aquisição do novo sino já pode ser feita pois só faltam 237$50.

Em “Sempre alegres” foram publicadas 5 anedotas e para terminar a minha consulta deste número de “O Colmeal”, transcrevo a seguinte:
“A Sr.ª Gertrudes casou duas filhas há pouco, uma no Porto, outra em Lisboa. Uma vizinha encontrando-a na rua só, diz-lhe:
- Então Sr.ª Gertrudes, sempre sozinha?
- E que hei de eu fazer?...
- Ir viver com qualquer das filhas!
- Já pensei nisso mas um genro quer que eu vá para o Porto e o outro que eu vá Para Lisboa.
- Benza-os Deus, que genros tão carinhosos!…
- Sim, mas o que vive no Porto quer que eu vá para Lisboa, e o que está em Lisboa quer que eu vá para o Porto…”

O número 10 de “O Colmeal” dizia-nos nesta sua edição de 15 de Novembro de 1960 que “Embora modestamente celebramos o 4º centenário da Freguesia no dia 16 do corrente. O programa é simples: Missa em acção de graças com prática alusiva, bênção do sino novo comemorativo desta data, repique festivo e alguns foguetes. Todos os melhoramentos levados a efeito na nossa igreja durante o ano corrente foram integrados nas comemorações do 4º centenário”.

Na primeira página faz referência à “Semana dos Seminários” que decorre de 13 a 20 de Novembro. Nessa semana deve-se orar, pedir a Deus muitas a Santas vocações sacerdotais, bons padres à Igreja e oferecer a esmola segundo as nossas possibilidades e com generosidade. Ainda nesta página surge o título “A vida muda-se mas não acaba”. Neste contexto, “O Colmeal” em nome da Santa Igreja convida todos os seus filhos no dia 2 de Novembro, a pensarem na vida de além-túmulo e a orar pelas almas que já partiram. O dia é de saudade, de luto, de tristeza mas sobretudo de preces pelos entes mais queridos. Vemos nesse dia o povo cristão em grande afluência entrar nos cemitérios, colocar flores e verter lágrimas sobre as campas e rezar fervorosamente.

No espaço “Badaladas” são apresentadas as contas relativas ao custo total do sino e do badalo para o outro que perfaz a quantia de 4.254$80. Como muitas pessoas quiseram e continuam a contribuir para esta campanha, foi iniciada uma outra que conta já com 254$10 para a aquisição de uma sineta para a Capela do Senhor da Amargura.

“Marco do Correio” de Novembro informa:
Colmeal: Para a construção do posto médico…foi recentemente oferecido o necessário terreno pelo Sr. Acácio Mendes da Veiga…
Aldeia Velha: No dia 23 de Outubro foi baptizado o menino José Brás Victor…
Carvalhal: Foi baptizado no dia 1 de Novembro o menino Arménio Nunes Baptista…
Salgado: …dia 5… realizou-se o casamento do Sr. José das Neves de Almeida com a Sra. Maria dos Santos de Almeida…
Ádela: …6 de Novembro foi baptizada a menina Ana Maria dos Santos Firmino…
Lisboa: …5 de Novembro na Casa das Beiras, uma festa levada a efeito pela União Progressiva da Freguesia do Colmeal a favor do Cofre de Beneficência da União…

Nesta edição de Novembro, “O Colmeal” brinda os seus leitores com uma apetitosa receita para o Natal.
Tigelada doce:
1. Prepare: 200 gramas de açúcar, 4 ovos, 100 gramas de queijo, 125 gramas de pão de forma, meio decilitro de leito e canela.
2. Misture o açúcar com uma colherzinha de canela em pó e os ovos e bata tudo muito bem. Parta o pão e o queijo em fatias muito fininhas e ponha em camadas alternadas (ora pão, ora queijo) numa forma bem untada com manteiga derretida, borrifando o pão com o leite bem quente e estendendo entra cada camada uma porção dos ovos que acabou de bater com o açúcar e canela.
3. Leve ao forno levando a cozes e sirva quente.

Bem, depois desta receita, até fiquei com água na boca…
Colmealenses, por agora é tudo, até breve.

Henrique Miguel Mendes

Sem comentários: