20 novembro 2025

União Progressiva da Freguesia do Colmeal celebrou 94 anos com homenagens num ambiente de grande convívio

 


No dia 20 de setembro, a União Progressiva da Freguesia do Colmeal (UPFC) assinalou o seu 94.º aniversário, com uma cerimónia que reuniu cerca de 130 pessoas no espaço multiusos da Casa da Cultura de Góis. A iniciativa ficou marcada pelo convívio e pelas homenagens a três regionalistas, num ambiente de partilha, amizade e forte espírito colmealense.
















A festividade teve início com um almoço-convívio, seguindo-se o habitual momento de intervenções institucionais. O presidente da UPFC, Tiago Domingos, deu as boas-vindas aos presentes, agradecendo a participação de todos e salientando a importância das associações e coletividades locais, bem como dos amigos das aldeias vizinhas, na valorização do regionalismo, referindo que “são estas associações que muito fazem pelo regionalismo e que têm sido parceiros incríveis nesta nossa jornada”.




A vice-presidente da União, Sofia Teixeira, apresentou o balanço das atividades desenvolvidas ao longo do último ano, destacando o empenho e a união da comunidade. Entre as iniciativas recordadas estiveram o fim de semana de Todos os Santos, com uma tarde musical “Músicas de Abril”, protagonizada pelo artista Ramiro Simões, o tradicional magusto de São Martinho e as festas de Natal dedicadas a crianças e idosos.



Outros momentos marcantes incluíram o VIII Passeio TT “Rotas das Colmeias”, que em março reuniu 280 participantes, e o espetáculo musical com o artista Cristiano Cardoso Neves, realizado na Páscoa, com o patrocínio da Comunidade dos Baldios do Colmeal. Em maio, cinquenta participantes aventuraram-se numa caminhada pelos “carreirinhos da serra” até ao Açor, terminando o percurso com um almoço de confraternização, preparado por Zé Nunes e Ana, que reuniu mais de 100 participantes.



Em junho, a União também apoiou a passagem da prova internacional Ultra-rail “Oh Meu Deus”, garantindo o abastecimento dos atletas que passaram pelo Colmeal. Já em agosto, promoveu a tradicional Festa do Colmeal, que reuniu mais de 120 participantes.

Sofia Teixeira, revelou ainda que, até final do ano, a coletividade continuará ativa, com a realização do Magusto, a 1 de novembro, no Largo da Fonte, e a Festa de Natal, nos dias 20 e 21 de dezembro, na Unidade Residencial da Sagrada Família, na Cabreira, e no Centro de Cultura e Convívio do Colmeal, eventos que prometem alegrar crianças e idosos. Para o próximo ano, já está marcada a nova edição do Passeio de TT “Rota das Colmeias”, a realizar-se a 15 de fevereiro, informando ainda que estão previstas mais atividades, que serão divulgadas oportunamente.

Em julho, a direção foi reconduzida para mais um biénio. Sofia Teixeira reforçou o compromisso do grupo, afirmando que “vamos continuar a promover o regionalismo, a união e o convívio, proporcionando momentos que nos aproximam ainda mais e que nos façam vir à nossa aldeia”.

A dirigente deixou ainda uma palavra de agradecimento aos mais séniores e experientes, “pela sabedoria e vivência nos orientam e tornam o caminho mais fácil” e à juventude colmealense, “que nos enche de orgulho com a sua participação ativa sempre que a União precisa”.

Em nome da direção, concluiu com uma mensagem de esperança e união: “caros amigos, ideias não nos faltam e acreditamos que muito mais será possível concretizar. Acima de tudo, é na vossa amizade, no entusiasmo e no espírito colmealense que confiamos para que esta família continue a crescer e prosperar”.

Já o presidente Tiago Domingos fez questão de sublinhar que “todas estas atividades não seriam possíveis sem o vosso apoio, e sem a ajuda do Município de Góis, da União das Freguesias de Cadafaz e Colmeal, da Comunidade dos Baldios do Colmeal, Góis Moto Clube, bem como todas as associações regionalistas”.






O momento alto da comemoração foi a homenagem a três regionalistas, nomeadamente Maria Lucília Domingos Pinto, Francisco José Carreira da Silva e Artur Domingos Fontes, pelo “trabalho e esforço em prol da U.P.F.C”.

Na ocasião, Tiago Domingos destacou o percurso de Maria Lucília Domingos Pinto, “filha de colmealenses, nasceu em Lisboa há 75 anos e é sócia da União desde 1970”. Recordou que, nessa altura, “não era bem vista, nem aceite, a presença feminina nos cargos dos órgãos sociais, que eram preenchidos exclusivamente por homens”. No entanto, em 1972, a Assembleia Geral da UPFC aprova “uma lista verdadeiramente inovadora, desde logo, integrava uma “Comissão de Juventude” apresenta-se fortalecida, passa de três para sete elementos, sendo um rapaz e seis raparigas e Maria Lucília era uma delas”.





Tiago Domingos relembrou ainda que “seguem-se anos atribulados, em que a dinâmica interna da União sofre a “onda de choque” dos tempos de transformação político-sociais que se vivem em Portugal. O espírito regionalista permite superar a crise e, em 1978, Maria Lucília integra a equipa da direção, em anos seguintes da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal. Neste último, permaneceu até 2023, quando a equipa entendeu passar o testemunho à geração seguinte. Foi umas das pioneiras nos Órgão Sociais da União, a que dedicou mais de 30 anos”.




Sobre Francisco José Carreira da Silva, Tiago Domingos recordou que “nasceu em Lisboa, há 75 anos, e os caminhos da amizade com a família de Maria Cecília Barata conduzem-no ao Colmeal. A Cilinha Barata, que integrava a equipa da Direção da União, logo desenvolveu uma estratégia de “dois em um”: entregou-lhe uma proposta irrecusável de sócio da União e apresentou-lhe a Maria Lucília. É que, para se amar o Colmeal, não basta ser sócio da União... tem de se “viver o Colmeal”. A estratégia resultou e o Colmeal ganhou mais um colmealense”.




O presidente sublinhou que Francisco Silva “integrou os órgãos sociais da UPFC, mas, foi sobretudo, na criação do blog e na sua manutenção, desde 2007, que o serviço prestado à União é mais visível. O blog tem sido, desde há quase 20 anos, o órgão de comunicação da UPFC., divulgando eventos de interesses para os colmealenses, noticiando os momentos festivos, as celebrações religiosas, as tradições renovadas, ou os momentos tristes”.





“Com a contribuição de muitos de nós, através da escrita e das imagens, o blog tem mantido todos esses registos e, através deles, a ligação aos colmealenses e seus amigos, onde quer que estejam, à distância de um clique. Atualmente, o blog tem mais de 1700 publicações”, informou Tiago Domingos.




“Após a sua saída dos corpos sociais, tem mantido um apoio fenomenal para connosco, toda a nossa caixa de correio eletrónico é gerida por ele, juntamente com o blog, tem sido incansável na ajuda e apoio. Obrigado, Francisco Silva”, acrescentou Tiago Domingos.





Também Artur Domingos Fontes foi distinguido nesta cerimónia. Tiago Domingos recordou que o homenageado “nasceu no Colmeal há 72 anos e é sócio da União há mais de meio século. Depois do Serviço Militar Obrigatório, nos tempos conturbados de 74 a 78, com passagem por Angola, apenas teve tempo de respirar fundo e aclamar, até ser chamado a nova missão: integrar os corpos sociais da União Progressiva da Freguesia do Colmeal, que, por essa altura também atravessava um período atribulado”.





O presidente destacou que “o espírito regionalista que presidia à UPFC estava, felizmente, já bem amadurecido e as dificuldades foram sendo ultrapassadas. Com algumas interrupções pontuais, desempenhou diversos cargos em 1980 e 2023”.

“Artur dedicou cerca de 40 anos à União e, no seu museu, há mais de uma década, desafia-nos a uma viagem de regresso às memórias de infância. Pois nas suas miniaturas, encontrou uma forma de honrar e preservar a memória do modo de vida e do labor das nossas gentes”, concluiu.





A cerimónia incluiu ainda um momento de reconhecimento aos Bombeiros Voluntários de Góis. O presidente da UPFC sublinhou que “não podemos deixar passar esta oportunidade sem dar uma palavra de apreço e gratidão aos bombeiros, e em especial aos do nosso concelho, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Góis, que de uma forma genuína enfrentam o perigo, muitas vezes sem pensar em si, sempre prontos a cumprir com orgulho a sua missão”.




“São chamados a meio da noite, deixam as suas casas e as suas famílias e partem para o desconhecido, sem saber o que os espera. Levam no coração apenas a missão de ajuda e da prática do bem. Também a eles queremos prestar a nossa homenagem e, de alguma forma, ajudar, ainda que de forma quase simbólica, a colmatar as necessidades logísticas que também têm que ultrapassar”, referiu Tiago Domingos, revelando que “é com muito gosto que o UPFC faz um donativo de 500 euros aos Bombeiros Voluntários de Góis”.

Seguiu-se a intervenção do vice-presidente da Câmara Municipal de Góis, Nuno Bandeira, que começou por cumprimentar todos os presentes, em especial Tiago Domingos e os órgãos sociais da União Progressiva, destacando “esta fantástica instituição que nós temos no nosso concelho”.





O autarca saudou também todas as instituições e participantes, sublinhando que “é com satisfação que vemos aqui representada toda a freguesia, numa demonstração de força e união, pois só assim é que nós conseguimos elevar a nossa terra e concretizar os nossos objetivos”.




O vice-presidente felicitou os três homenageados pelo “trabalho que foram fazendo ao longo destes anos” e destacou ainda a importância da parceria entre as associações locais, a Câmara Municipal e a União das Freguesias, afirmando que “as instituições que estão mais próximas da comunidade são muito importantes para quem está a gerir o território. São muitas vezes o alerta para aquilo que precisa de ser melhorado, e a UPFC é um exemplo disso, tal como todas as outras coletividades das nossas aldeias”.





O autarca terminou enaltecendo a presença da juventude no evento e agradecendo “o contributo que a União Progressiva da Freguesia do Colmeal tem dado ao concelho ao longo dos últimos quatro anos”, deixando uma palavra de incentivo à continuidade deste trabalho.

Coube a Tiago Domingos encerrar a cerimónia de intervenções, reconhecendo que “como sabem, ninguém é perfeito... esta equipa vai fazendo várias atividades, com mais ou menos dificuldades, mas sempre com grande gosto e amor, e com o intuito do honrar o nosso Colmeal. Como líder desta equipa, quero dizer que tenho orgulho em todos e que temos roçado a perfeição nas nossas atividades. Uma salva de palmas para esta malta!”

O presidente pediu ainda “uma grande salva de palmas aos nossos pioneiros, fundadores desta Associação regionalista, e a todos os que seguiram os seus passos e que honraram o regionalismo”.




Seguiu-se a entrega de prémios às vencedoras do Campeonato de Sobremesas, realizado nas Festas do Colmeal: Anabela Domingos, vencedora da edição de 2024, e Luísa Domingos, vencedora da edição deste ano.






A festividade contou ainda com a animação musical de Lúcia e Pedro Otero e com uma exposição de trabalhos de Paula Ramos.





O encontro terminou em clima de festa, com o tradicional cantar dos parabéns, o bolo comemorativo e o brinde de champanhe, celebrando os 94 anos da União Progressiva da Freguesia do Colmeal.






Texto e fotos gentilmente cedidos por Catarina Ferreira de o Jornal "O Varzeense"