10 junho 2022

União Progressiva recupera placa “Os Pioneiros”

 

Uma placa com o nome dos fundadores da UPFC foi descerrada no dia 16 de Agosto de 1981, por ocasião das festas de Agosto, no que passou a ser conhecido como o Parque “Os Pioneiros”. A União Progressiva da Freguesia do Colmeal encontrava-se a comemorar os seus 50 anos.

Socorremo-nos de uma nota neste blogue, de 17Jun2011, para voltar a esse momento. «… Aqui, os três associados mais antigos presentes descerraram a lápide que deu ao local o nome …». Alfredo Pimenta Brás, Abel dos Santos e Francisco Luís.



 

A placa, por uma questão de preservação, esteve muitos anos retirada e resguardada em casa de um associado. Regressou novamente ao Parque “Os Pioneiros” aquando dos 80 anos da União Progressiva, após benfeitorias no terreno, a sua vedação e a colocação de árvores, como se pode ver na foto seguinte.



Foi consensual a nova localização da placa, junto à vedação e no meio das árvores. Ao tempo pequenas, mas que foram vingando, crescendo e que até renasceram do efeito dos fogos que por ali passaram.



Era preocupação da Direcção e da Delegação no Colmeal a recuperação da placa, que os invernos, a geada e a transudação natural das árvores adjacentes, se encarregaram de lhe dar e que poderia induzir, a quem por ali transitasse, estar ao abandono e em completo esquecimento.

Os nomes que constam naquela placa merecem de todos nós, o maior respeito e admiração. Foi recuperada no passado mês de Maio, incluída num conjunto de acções de limpeza e recuperação que levámos a efeito e que aqui já demos conhecimento. A foto a seguir será elucidativa.



Como escreveu Lisete de Matos em MEMORIAL, Jan2009 «São os nomes dos fundadores, naturais da freguesia que um dia partiram deixando para trás a terra madrasta e as mães e as mulheres saudosas, e levando consigo a esperança de uma vida melhor e de futuro promissor para os filhos.»

Que a nossa memória nunca os esqueça.


António D. Santos

08jun2022


2 comentários:

Anónimo disse...

Na sequência das anteriores, esta era uma intervenção necessária e muito oportuna - a União a zelar pela memória dos seus fundadores. Parabéns pelo trabalho desenvolvido.
Deonilde Almeida

ANTÓNIO MARQUES ALMEIDA disse...

Nos fundadores existiam dirigentes das aldeias da Freguesia do Colmeal como todos sabemos.
António Martins Mendes natural do Soito, faleceu muito novo e era o avô materno da minha mulher Conceição Mendes Neves.
Bela iniciativa da Direção da União.