19 dezembro 2019

NATAL N0 COLMEAL, 2019


Celebrou-se, no dia 15 do corrente, o Natal no Colmeal. Como constava do convite da União Progressiva da Freguesia do Colmeal (UPFC), a festinha visa os mais pequenos e os mais idosos, proporcionando “o (re)encontro de gerações, uns aguardando com expetativa o seu brinquedo, outros recordando tempos idos”. Na véspera, a UPFC esteve na Unidade Residencial Sagrada Família, na Cabreira, “para levar uma palavra de carinho e entregar uma prendinha aos seus utentes, alguns dos quais nossos associados.”




Acompanhados pelos pais e outros familiares, aguardavam e receberam brinquedos: a Margarida, a Sofia, o Tiago, o Miguel, o Mikael, o Salomon, a Maya, o Diniz, a Ambar, o Ulisses, o André, o Loan, a Frida, o Iúri, o Kiva e o Martim. Lindos, os mais pequenos parecendo anjos benfazejos, todos expressando a magia do Natal. Qual Menino Jesus, no berço, dormia tranquilo o Francisquinho, vigiado pela família atenta e carinhosa.










No que aos adultos se refere, havia gente de todas as idades e de várias localidades da freguesia. Falando apenas dos octogenários, uma emoção, a rijeza e a disponibilidade para estar junto de Carlos de Almeida e José Domingos (Ádela), Conceição de Jesus (Sobral), José H. Santos (Soito), Júlio Barata (Aldeia Velha), Maria Luísa Almeida, Maria Augusta e Jaime F. Almeida (Colmeal). A comparência – que agradecemos – de um grupo do Góis Moto Clube, que também presenteou as crianças, acrescentou partilha, juventude e garridice pai-natalícia ao evento.




Presentes, apoiando a iniciativa e a todos desejando boas-festas, o vereador municipal Dr. José Rodrigues, os membros do executivo da Junta da União de Freguesias de Cadafaz e Colmeal Sofia S. Oliveira e Jorge de Almeida, o Dr. António Duarte, em representação dos Compartes do Colmeal e da Comissão de Melhoramentos do Soito. Associando pessoas às respetivas coletividades, ocorrem-me, ainda, a participação da Associação Amigos do Açor, do Grupo de Amigos de Sobral, Saião e Salgado e da Liga de Amigos de Aldeia Velha e Casais, representados, respetivamente, por Amilcar Almeida, Carlos de Jesus e José Brás Vitor.



Enfim, um convívio transgeracional, cultural, institucional e territorial notável! Assim fora em tantas outras circunstâncias em que a inclusão, a interação e a complementaridade são necessárias e fariam a diferença!

Sentiram-se faltas? Sem dúvida. Desde logo, dos que não vieram, por impossibilidade ou outra razão justificável. Quanto a outras, o Dr. António Domingos Santos, presidente da UPFC, mencionou algumas, a todos nós ocorreram várias que assim se tornaram presentes, no íntimo dos corações e no devir incessante do tempo e da vida.

Como já terei dito noutras ocasiões, a tradicional festa de Natal da UPFC é uma celebração de que gosto particularmente. Pela multidimensionalidade convivial a que já aludi, mas também por se tratar de uma iniciativa solidária - agora adaptada à realidade social e demográfica da freguesia - que a UPFC organiza desde os finais dos anos quarenta, início dos cinquenta do século passado. As razões explica-as a Dr.ª Deonilde no assinalável trabalho com que acaba de nos presentear. Espalhados um pouco por toda a parte, quantos jovens, adultos e agora pais, incorporarão nas suas memórias o fascínio deste dia diferente?! Como eu, a lembrança dos livros que a UPFC me fez chegar, quando há mais de sessenta anos fiz a 4ª classe e a admissão ao liceu. Os livros desapareceram porque alguém precisou deles para os ler, a emoção e o contentamento persistem indeléveis. Possivelmente, devido à então raridade das prendas, da própria literatura infantojuvenil e dos conceitos de prémio e reforço positivo!

Depois desta divagação própria da idade pelas memórias distantes, volto às recentes para fazer dois agradecimentos muito sentidos, pessoalmente e em nome da mesa da assembleia geral da UPFC: a todas e todos pela participação, à direção da UPFC pela organização do evento, ambas expressão do espírito natalício que anima e do afeto que une.

No terceiro domingo do advento, em que a liturgia nos propõe um certo alívio no rigor da preparação para a Natividade, o celebrante chamou-lhe domingo da alegria e sublinhou a importância da mesma, sentida e proporcionada, para a concretização do mandamento maior do amor a Deus e ao próximo. No aconchego do calor humano e ardente da lareira, foi de alegria, amor e partilha que se tratou na tradicional de Natal da União Progressiva da Freguesia do Colmeal.


Desejo a todos um Natal muito feliz e um ano novo repleto do melhor.

Texto: Lisete de Matos
Fotografias: Leonor Martins e António Santos

3 comentários:

Anónimo disse...

Muito obrigado pela sua reportagem, que, mais uma vez, "transportou" até ao Colmeal os que, como eu, não puderam estar presentes.
Boas festas!

Rui Ferreira

Unknown disse...

Gostei de ver a reportagem e transportou-me, por momentos, a uma realidade que vivi há bem pouco tempo. Obrigado pela partilha destes momentos de convívio que fazem sempre bem recordar e nos poderá motivar a imitar-vos.
Bem haja quem cultiva estes sentimentos.
Um abraço de BOAS FESTAS.

Anónimo disse...

Obrigada, Lisete e Francisco, por continuarem a trazer até nós o que se vai passando no Colmeal.
Nesta reportagem, além do registo muito simpático da actividade em si, é especialmente notável a quantidade de crianças presentes - que assim continue e aumente, garantindo que uma nova geração dará continuidade a esta e outras tradições. São momentos de convívio tão importantes, na construção do sentimento de pertença dos mais novos e no acarinhar dos mais velhos.


Deonilde Almeida