18 dezembro 2014

Festa de Natal no Colmeal




A noite apresentou-se fria, como frias são as noites de Dezembro. A manhã ainda nos mostrou alguns pormenores dessa frialdade mas que depois, com alguma lentidão foram desaparecendo, enquanto a névoa se espreguiçava pela encosta.




No Centro Paroquial Padre Anselmo a União Progressiva da Freguesia do Colmeal ia fazer a sua já tradicional Festa de Natal. A lareira irradiava calor enquanto se ultimavam os preparativos. As prendas à volta da árvore aguardavam. Os que vinham da missa dominical tentavam, sem passo muito apressado, aproveitar mais uns minutos daquele calor soalheiro e os mais pequenos, na sua natural despreocupação e alguma curiosidade quanto ao presente que lhes estaria destinado, começavam também a chegar. E a sala, agora renovada do Centro Paroquial, foi-se enchendo.



Numa breve intervenção o presidente da União Progressiva a todos cumprimentou e agradeceu a presença. Manifestou o seu reconhecimento pelos contributos recebidos para a realização deste convívio e o trabalho desenvolvido pela Delegação da União no Colmeal. Referiu muito em particular a compreensão e o apoio por parte da Comissão da Fábrica da Igreja Paroquial que possibilitou a recente assinatura de um Protocolo para a cedência do Centro e da Cáritas Diocesana de Coimbra que, com a passagem dos seus serviços para a Cabreira, disponibilizou parte importante do material instalado para que a União o pudesse utilizar futuramente. Manifestou a sua satisfação e da Direcção a que preside por ter sido dado um passo tão importante com essa assinatura, o que permitirá, logo que sejam garantidas as condições mínimas de funcionamento, que os Colmealenses possam usufruir de um local digno.
A propósito do EspaçoArte a funcionar no piso superior e que tem recebido obras de vários sócios, mostrou um quadro que pertencia à sua família, de autoria de Mário Domingos, e que passará a enriquecer a colecção de obras da União Progressiva.


Lisete de Matos, que sempre tem mostrado um carinho muito especial pelas festinhas de Natal da União, dirigiu aos presentes palavras simples, sentidas e de muito agrado pelo que ali se estava a viver. Como depois escreveu num apontamento que nos enviou e que já publicámos neste espaço “Celebrou-se mais um Natal no Colmeal, por iniciativa da União Progressiva da Freguesia do Colmeal (UPFC), com a colaboração da Junta de Freguesia e outras entidades. Foi uma celebração muito bonita e consentânea com os valores próprios da época natalícia: a paz e a harmonia, o amor e a amizade, a generosidade e a partilha, o encontro e o reencontro das famílias, amigos e comunidades, a fantasia e a magia, a renovação e a esperança. Pessoalmente fui este ano particularmente sensível aos últimos dois valores, que me pareceram implícitos em algumas das dimensões da festa.


Carlos de Jesus, presidente da União das Freguesias de Cadafaz e Colmeal e que na véspera nos tinha acompanhado na deslocação à Unidade Residencial na Cabreira felicitou a União Progressiva pela realização da Festa de Natal e pelas variadas iniciativas que vem levando a efeito, sejam elas sociais, culturais, recreativas ou de carácter ambiental.
























Após o lanche e porque a ansiedade tomava conta dos mais pequenos, o presidente da União pediu a “antigas crianças” – Nelson, Catarina, Ricardo, Francisco e Tiago, que, para recordarem o tempo em que recebiam as suas prendas, o ajudassem. E deram conta do recado. Com a particularidade de alguns já terem ali os seus filhos. Vejam e apreciam as expressões de alguns para quem a longa espera valeu a pena.



  
Também os que foram novos há mais tempo não foram esquecidos.
Para o ano cá estaremos de novo. E consigo também. Assim o esperamos.

UPFC
Fotos de Francisco Silva e A. Domingos Santos


Sem comentários: