23 abril 2018

CAMINHADA



Aproxima-se a data da nossa caminhada. Sábado, dia 5 de Maio.
Complementando a informação anterior, o percurso será o seguinte:
Colmeal, Vale das Cortinas, Portela, Gaeiras, Ribeira, Vale da Lobeira, Malhada do Açor, Vale do Açor, Porto das Bancas, Lomba da Carvalheira, Coiços do Munho, Costa, Eira e Ádela.

Será assegurado também o transporte, a partir das 8 horas, para quem se deslocar de Góis e aldeias próximas da Estrada do Vale do Ceira. Convém que no momento da inscrição, seja dada essa referência para o transporte.
No final do almoço-convívio estará assegurado o retorno.

Face aos terríveis incêndios de Outubro, a paisagem que nos irá envolver, é, como dizíamos na informação inicial, irrepetível. Permite ver os efeitos da violência da Natureza, dada a destruição com que nos iremos deparar. Mas, nem tudo está destruído. Poderemos ainda apreciar o que pessoas levaram provavelmente séculos a construir. A mão do homem e o contributo que deu para a construção da paisagem é agora muito visível, sem vegetação que o esconda. Ficaremos admirados com a quantidade de pedra que as pessoas arranjaram e carregaram para fazerem as paredes dos barrocos e dos socalcos, as levadas, os caminhos, os currais e as casas. Tudo eles faziam, sem recurso a arquitectos ou engenheiros, de modo muito natural, obras que perduraram e que poderemos observar na nossa passagem.

De Ádela, os participantes serão transportados para os Cepos, onde pelas 13 horas, será servido o almoço-convívio.

Não se atrase na inscrição. Tudo será mais fácil com a sua colaboração.
Obrigado pela sua compreensão. Esperamos por si.

A Direcção da U. P. F. C.

Sem comentários: