13 julho 2024

FESTAS DE VERÃO COLMEAL 2024

 



A partir do momento em que a aparelhagem começar a tocar todos os hinos da música popular portuguesa que vocês amam e odeiam, ninguém vai ter uma desculpa plausível para voltar a pousar a cabeça numa almofada nas 60 horas seguintes: é a festa de verão do Colmeal!


Sábado, 3 de agosto
Aqueles que quiserem escapar à música que se fará ouvir desde as 08h00 nos vários bairros do Colmeal, podem ir ter ao largo Dona Josefa Alves Caetano, ou o largo da Fonte caso assim o prefiram, até às 09h00 pois é a essa hora que se inicia a caminhada matinal. Todos devem participar, desde os mais antigos para pôr o sangue a circular nas pernas, até aos mais novos que assim podem ver ao vivo as fantásticas paisagens da nossa aldeia que tanto gostam de ver no ecrã do computador. O caminho é surpresa, só saberá quem for, mas é fácil de se fazer: só tem uma taxa de mortalidade de 11%. E ainda garantimos que os restantes 89% dos participantes estão em casa a tempo de ajudarem a pôr a mesa para o almoço.


Quem quiser esperar os caminhantes, no mesmo largo podem hidratar-se com as bebidas mais frescas e saborosas que o Colmeal já viu graças ao bar Mordafoca. A primeira bebida será servida às 11h00. A última? Sabe Deus...
Ainda no largo, é às 15h00 que começa a funcionar a quermesse e a oferecer prémios de fazer inveja ao Preço Certo em Euros, mas com uma vantagem: na quermesse não é preciso adivinhar, o preço é sempre o mesmo, 1€. Apareçam e tragam os vossos amigos que gostam de desenrolar.


Às 18h00, o Sr. da Amargura deixa de hibernar e vai descer da capela nas Seladas até à Igreja Matriz do Colmeal. Vai lá dormir para se preparar para o seu desfile do dia seguinte.


O ponto alto do dia, curiosamente, é à noite! O palco vai ser pequeno para conter a música e a animação que os Cherry on Top vão trazer à nossa aldeia e durante a atuação é para seguir o princípio CABOF. Passamos a explicar:

  • Cantar, e gritem todos os refrões que conhecerem;
  • Animar, é para dançar ao som de todas as músicas;
  • Beijar, de preferência a vossa cara metade, mas se arranjarem uma nova certifiquem-se que a antiga não vê;
  • Orar, porque a noite vai ser tão boa que vão rezar para que não acabe;
  • Funicular, porque quando tudo acabar tenho de voltar para o Soladinho e subir aquilo a pé cansa bastante. Vamos pedir a construção de um funicular!

Vão ter de fazer o CABOF porque foi isso que prometemos a estes músicos de excelência e só desta forma é que eles aceitaram vir a um preço mais acessível! E ainda assim temos de agradecer aos nossos principais parceiros Rui&Dinora, Município de Góis, União de Freguesias de Cadafaz e Colmeal, e Góis Moto Clube, por toda a ajuda que nos prestam.


Os Cherry on Top estão previstos começar às 21h00, mas já se sabe que esta malta do showbizz não gosta muito de olhar para o relógio. Começamos nós a fazer a festa e quando eles aparecerem pegam na noite onde nós a deixarmos.


Durante todas estas horas de festa há algo fundamental: hidratar. O conhecido café Marques estará aberto durante a noite a servir com a habitual simpatia e qualidade todos os que lá procurarem serviço. Como complemento estará o já referido Mordafoca bar, que conta com os melhores sorrisos atrás do balcão, além de quando em vez se enganarem nos trocos, sempre a favor do cliente!


Domingo, 4 de agosto
Já estará longa a noite quando findarem os últimos acordes e as cabeças até podem pedir longas horas de descanso ao reparar que os primeiros raios de sol estarão a chegar dentro de minutos mas façam muita atenção! Não se demorem porque a banda filarmónica de Góis irá chegar e dar música às ruas do Colmeal a partir das 09h00.


Depois da tradicional volta à nossa aldeia (e se houvesse funicular a ver se também não subiam a tocar ao Soladinho), vão posicionar-se na Igreja onde, pelas 10h30, terá lugar a homilia em honra do Sr. da Amargura e logo de seguida a procissão com o celebrado e os seus maninhos do costume, novamente com a Filarmónica de Góis a tocar durante todo o percurso.


Durante a tarde, podem voltar a tentar a sorte na quermesse e, pelas 18h00, assistir à atuação do rancho folclórico Serra do Ceira. Quem já os conhece sabe ao que vem, quem não os conhece, pois fique então a saber que assistir a este espetáculo é uma espécie de viagem no tempo: vão poder ouvir as músicas dos nossos avós cantadas pelos artistas que trajam roupas do antigamente, ver as danças de bailarico que deram origem às nossas danças contemporâneas, e serão exibidos os instrumentos que hoje têm lugar em museus mas que, em tempos idos, deixavam calejadas as mãos daqueles que os manejavam na lavoura.


Nessa noite de domingo, às 21h00, podem afinar as vozes e serem vocês a subir ao palco: é altura do karaoke! Se forem daquelas pessoas que sempre disseram que o Tony Carreira e a Rosinha não sabem o que estão a fazer, é este o momento de provar que estão certos. Basta escolher a música que quiserem cantar e pôr o público a vibrar. Quanto mais beberem antes, melhor vão soar!


Segunda, 5 de agosto
O sr. da Amargura regressa à sua capela no parque das Seladas, numa procissão que inicia às 09h00, e lá ficará a pensar que agosto de 2025 nunca mais chega!


A partir das 12h00 estão todos convidados a voltar a juntar no largo Dona Josefa Alves Caetano para um churrasco que irá tornar-se num daqueles almoços sem hora de fim (e aqui entre nós, tenho cá pra mim que se irá tornar também em jantar).


Ora como todos sabemos e nos apercebemos pelo tamanho das barrigas das nossas gentes, o Colmeal é uma aldeia onde se gosta de comer bem e, por isso e por simples gula da organização da festa, durante este convívio será feito um concurso de sobremesas aberto à participação de todos. Os vencedores terão direito ao maior prémio de todos: poder estar um ano inteiro a vangloriarem-se da sua sobremesa e a dizer que aquele doce que fizeram é o melhor de todos os que já se fizeram no Colmeal! O júri será composto por um painel de línguas com uma qualidade gustativa apuradíssima e que prometem ser totalmente imparciais. Nada de tentar subornar estes jurados com promessas de mais doces, porque eles aceitam!


Sejam uns doces e apareçam. Contamos com todos para tornar a festa de verão do Colmeal numa das melhores de sempre! 

Jorge Fonte

UPFC