03 outubro 2017

COLMEAL - A União foi a S. TOMÉ E PRÍNCIPE – Uma viagem de sonho (3)


A União Progressiva da Freguesia do Colmeal foi a S. Tomé e Príncipe, em Julho passado, como já vos demos conta em dois apontamentos aqui publicados.
Hoje, vamos terminar, com a nossa ida à Ilha do Príncipe, que foi uma extensão do programa inicial para a maioria dos participantes.
Ao percorrermos a ilha, destacamos a Roça Sundy, onde almoçámos. Neste local foi comprovada a Teoria da Relatividade de Einstein.















A Roça Paciência com as suas plantações de cacau, baunilha e café, a comunidade piscatória da Praia Abade e também a Roça com o mesmo nome onde tirámos uma fotografia de grupo.











No meio da floresta tropical (o Parque Natural do Príncipe ocupa cerca de 50% da ilha) e banhado por duas praias com águas cor de esmeralda e areia dourada, o resort Bom Bom é ainda um segredo bem guardado.
Aqui, o verdadeiro luxo é a simpatia genuína de quem nos recebe, a simplicidade luminosa dos espaços, os cheiros exóticos das flores e a sinfonia matinal que a natureza prepara para nos dizer “bom dia”.































A cidade de Santo António, capital da ilha e considerada a capital mais pequena do mundo, teve também a nossa visita. Do miradouro da Nova Estrela foi possível observar o afloramento rochoso que tem a forma e daí o seu nome, o Boné de Jóquei.






















O regresso era inevitável. Na madrugada de 2 de Agosto, a cidade de Lisboa acordava para receber este grupo de associados e amigos da União Progressiva.
S. Tomé e Príncipe, arquipélago de pequenas ilhas, poderá ser um dos países mais pequenos do mundo, mas é seguramente um dos maiores em termos de biodiversidade, endemismo e simpatia.




Ficou no coração de cada um. Uma viagem que ficará na memória de todos. Pelos melhores motivos. Mais uma, felizmente.

UPFC
Fotos de A. Domingos Santos

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bonito. As pessoas, viajantes e locais, especialmente as crianças, a ambiência e a paisagem, os pormenores das mesmas, a informação e as palavras, a qualidade das fotografias, a partilha. Obrigada.

Lisete de Matos