25 maio 2017

CAMINHADA 2017


Foi no passado sábado, dia 20. Manhã que acordou com alguma frescura, mas que, com o passar das horas, se foi esbatendo. Resultou num dia excelente.

“Caminhada 2017” foi o nome, simples, muito simples, que entendemos dar. Nos anos anteriores, “Pelas Lendas da Levada dos Mouros”, “Pelos Trilhos das Ribeiras”, “Na Rota dos Casais”, “Trilhos da Ribeira de Ádela/Caminhos da Escola” ou “Pelos Encantos do Ceira” foram alguns dos títulos com que baptizámos idênticas iniciativas. Mas, depois da caminhada terminada, podíamos, com muita propriedade, chamar-lhe a Caminhada da Amizade, da Solidariedade ou da Simpatia.

O transporte dos participantes até à povoação da Sandinha, onde a caminhada iria ter início, foi assegurado graciosamente pela Câmara Municipal de Góis que cedeu dois miniautocarros. O Grupo A Bem da Sandinha que connosco colaborou activamente nesta iniciativa recebeu-nos na sua Casa de Convívio (antiga Escola Primária) com um reconfortante e apetitoso pequeno-almoço.

Pouco passava das nove horas, quando se iniciou a caminhada, depois do presidente da União Progressiva da Freguesia do Colmeal ter agradecido aos dirigentes da colectividade anfitriã o acolhimento dispensado e recordadas algumas recomendações indispensáveis a ter durante o percurso. Uma pequena mochila e uma garrafa de água foram entregues a cada um dos caminheiros.

Na passagem por Capelo, o grupo deparou-se com uma agradável surpresa. O senhor Arnaldo, preparara um reforço alimentar, que foi do agrado geral. Depois, prosseguiu-se pelos antigos trilhos, tão conhecidos dos nossos antepassados, num sobe e desce permitindo apreciar a extraordinária envolvente com encostas verdejantes a emoldurar esta ou aquela aldeia onde ainda podemos encontrar alguns moradores resistentes. A chegada ao Parque de Merendas das Seladas deu-se por volta do meio-dia e meia hora, sem o registo de qualquer acidente. Todo o percurso teve o apoio de uma viatura todo terreno da Junta da União das Freguesias de Cadafaz e Colmeal, entidade que, tal como em anteriores edições, havia colaborado na limpeza e melhoria de alguns troços do itinerário.

O almoço, que reuniu cerca de cento e vinte associados e amigos no frondoso recinto, serviu para um são e agradável convívio, que se prolongou durante a tarde. Mais uma vez as sobremesas foram confeccionadas pelas habituais “doceiras” – Cecília, Lisete, Anabela, Clara, Catarina, Luísa e Elisabete, a quem muito agradecemos.

Um OBRIGADO grande a todos aqueles que participaram e nos ajudaram, para que esta iniciativa fosse merecedora dos elogios que no final nos dirigiram. Por tudo isso, o nome de Caminhada da Amizade, da Solidariedade ou da Simpatia seria apropriado.

Esperamos por si na nossa próxima iniciativa.
E para terminar, algumas fotos para mais tarde recordar.


































A Direcção
Fotos de A. Domingos Santos

2 comentários:

Anónimo disse...

Tudo, da amizade, da solidariedade e da simpatia! Parabéns a todos os que fizeram a caminhada, corajosamente aderindo a uma atividade tão salutar para o corpo e para espírito. Tivera eu sírias (e, agora?) e muito gostaria de ter caminhado convosco!
Parabéns também aos que, como eu, participaram no almoço, um convívio tão congregador e renovador da nossa pertença e ligação ao Colmeal. Ótimo e servido a preceito, por aquela equipa fabulosa de graciosas garçonetes e garçons,não querem repetir um dia destes? O agrado com que muitos ficaram à mesa ou por ali a conversar são eloquentes sobre o apreço que a atividade lhes/nos mereceu.
Finalmente, parabéns aos organizadores tanto da Sandinha como do Colmeal e, muito especialmente, à União progressiva da Freguesia do Colmeal. Tanto trabalho, empenho e cordialidade são para mim sempre muito gratificantes e a iniciativa um bom sinal.
Abraço.
Lisete de Matos
Açor, Colmeal.

Anónimo disse...

Bela caminhada: repleta de subidas íngremes e de descidas vertiginosas (tal com a vida...), mas muito gratificante, pelo contacto com um espaço tão bonito e que muitos apenas conheciam de passagem ou à distância, e pelo convívio. Só foi pena não ter havido uma presença mais significativa dos colmealenses...
Parabéns à organização! E que venham mais caminhadas!

Rui Ferreira