24 fevereiro 2017

COLMEAL. VISITA PASTORAL



D. Virgílio do Nascimento Antunes, bispo de Coimbra, esteve no Colmeal no passado dia 18 do corrente, enquadrando-se a presença de Sua Exa. Reverendíssima na Visita Pastoral que se encontra a realizar à Diocese.

Depois de a receção na capela de Aldeia Velha e de a visita ao Santuário Mãe da Misericórdia, em Carvalhal do Sapo, o senhor bispo celebrou missa no Colmeal, acompanhado pelo respetivo pároco, senhor padre Carlos Cardoso.

Foi uma celebração muito bonita, envolvente e mobilizante: pela presença, postura e palavra de D. Virgílio do Nascimento Antunes; pela beleza da igreja alegrada simples de amarelo e verde; pelos cânticos uníssonos e cativantes; pelo número de fiéis, embora eu pensasse que seriamos mais.





Na homilia, Sua Exa. Reverendíssima apontou a Visita Pastoral como ação apostólica destinada a confirmar os fiéis na fé cristã, católica e apostólica, e como oportunidade de contacto, proximidade e encontro com os membros do Povo de Deus, todos iguais, embora cada um exercendo o papel e a missão para foi chamado. Sem querer fazer sínteses impossíveis e sempre redutoras, recordo-me, ainda, de o senhor bispo ter refletido sobre a necessidade da vivência da fé com alegria e amor fraterno, testemunho evangelizador e ação renovadora; ou sobre a necessidade de aprofundamento dessa mesma fé e reforço da pertença à Igreja de Cristo, com vista à sua unidade e a uma intervenção mais ativa. Penso que para sublinhar a parte de um todo que cada um é e juntos somos de uma comunidade cristã local, da Igreja diocesana e da universal, D. Virgílio do Nascimento Antunes utilizou a palavra “porção”. Peço desculpas por eventuais desvios de interpretação.

Depois da missa, seguiu-se uma apresentação de cumprimentos na sede da União de Freguesias de Cadafaz e Colmeal, onde, por parte da Junta e da Assembleia de Freguesia, Sua Exa. Reverendíssima foi obsequiado com uma lembrança alusiva à sua passagem pela freguesia.



O almoço teve lugar no Centro de Cultura e Convívio airosamente vestido de branco. Para além do pároco, dos autarcas locais e de representantes de algumas coletividades, participou no mesmo a senhora Presidente da Câmara, Dra. Maria de Lurdes de Oliveira Castanheira. Entre outras lembranças, Sua Exa. Reverendíssima recebeu da União Progressiva da Freguesia do Colmeal uma imagem do Senhor da Amargura, em madeira, da autoria do artista e artesão José Nunes.






O território da diocese é extenso, as comunidades e os problemas numerosos, a messe grande. Apesar disso, na sua solicitude, D. Virgílio prometeu voltar, considerando, quando já se apressava a caminho dos compromissos que o esperavam na Candosa, Cadafaz e Cabreira, que não é o Colmeal que está longe de Coimbra, mas Coimbra que o está do Colmeal.

No recolhimento em que vivemos e na arrogância dos tempos que correm, a Visita Pastoral de Sua Exa. Reverendíssima foi uma bênção e um bálsamo. Gratos, alguns terão sentido, como rezava um dos cânticos:

“Também sou Teu Povo, Senhor, e estou nesta estrada … “

A organização da Visita, no Colmeal, esteve a cargo da Fábrica da Igreja, especialmente representada por José Álvaro Domingos, cujo empenho é de enaltecer e agradecer.

Lisete de Matos
Açor, Colmeal

Fotografias: Leonor Martins e António Domingos Santos

2 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado, D. Lisete, pela sua reportagem e pelas imagens que nos "transportaram" até ao Colmeal e ajudaram a viver este momento tão importante para a paróquia.
Cumprimentos

Rui Ferreira

Unknown disse...

Obrigado a Lisete de Matos pela forma esclarecida como escreve.