20 setembro 2016

20 de Setembro de 1931



Faz hoje precisamente 85 anos que foi fundada a União Progressiva da Freguesia do Colmeal. Um punhado de homens serranos, que um dia partiram das suas aldeias na esperança de uma vida melhor e um futuro promissor para os filhos. Com forte ligação às suas origens, mas inconformados com o marasmo, o isolamento e o esquecimento em que se encontravam, cedo quiseram dotar as suas terras com comodidades, que mesmo não as usufruindo, iam descobrindo na cidade onde labutavam duramente.

Organizaram-se. Criaram uma associação regionalista com conterrâneos de todas as aldeias e casais, visando a instrução, a solidariedade, o progresso, o engrandecimento da freguesia onde tantos melhoramentos eram necessários – escolas, estradas, água, electricidade, telefone, lavadouros, pontes e pontões que encurtavam distâncias e aproximavam as pessoas. É de toda a justiça recordar os nomes daquele grupo de homens humildes, de pouca cultura mas imbuídos de um espírito lutador e vontade indomável, que arregaçaram as mangas e criaram a nossa colectividade, que hoje, volvidos 85 anos e apesar da extinção da freguesia do Colmeal, mantém o nome.

Abel Joaquim de Oliveira
Aníbal Gonçalves de Almeida
António Domingos Neves
António Martins Mendes
António Nunes dos Reis
Francisco Domingos
Francisco João Miranda
João Mendes
Joaquim fontes de Almeida
José Antunes André
José Henriques de Almeida
Manuel João Miranda
Manuel Martins
Manuel Nunes de Almeida

A União Progressiva da Freguesia do Colmeal é a associação regionalista mais antiga da nova União das Freguesias de Cadafaz e Colmeal.
Orgulhamo-nos do seu passado. É uma colectividade com memória.
A União é uma colectividade com futuro.

A Direcção
Fontes in “Memorial” da UPFC 

3 comentários:

Anónimo disse...

Quase um século! Parabéns. O regionalismo, um fenómeno realmente surpreendente, ao tempo e ainda agora. Inicialmente enraizado na ligação à terra e na ideia do regresso, desses mesmos valores adaptados ao presente poderá depender o futuro. Obrigada pelo trabalho em prol dessa pertença e construção.

Lisete de Matos
Açor, Colmeal

Anónimo disse...

Sim, como acima foi escrito; "quase um século"! Parabéns!!
Obrigado a todos os fundadores da União. Os seus objectivos foram gradualmente concretizados com sucesso, hoje parcialmente presentes e claramente visíveis. Igualmente, obrigado a todas e todos que até hoje, por vezes enfrentando dificuldades e muito trabalho, conseguiram preservar a sua existência, manter a sua continuidade, tentaram e tentam assegurar o seu futuro...


Armando de Almeida
Açor, Colmeal

Rosário Cardoso disse...

Atrasados mas sinceros parabéns a União Progressiva do Colmeal, estarei no almoço comemorativo como vem sendo hábito no dia 1 de Outubro.
Felicito toda a Direcção e todos os sócios da coletividade, obrigada pelo trabalho e pelos momentos agradáveis que me têm proporcionado

Rosário Cardoso