25 setembro 2015

Homens da União Progressiva da Freguesia do Colmeal.



O meu pai - José Braz, na foto, terceiro à esquerda - não foi um dos dignos Fundadores, mas empenhou-se o melhor que soube durante os muitos anos em que fez parte dos seus Orgãos Sociais.

Hoje, com a digna idade de 90 anos, recorda com vivacidade, saudade natural e grande orgulho, esses maravilhosos Tempos.

Aurora Braz

2 comentários:

A. Domingos Santos disse...

Saudamos sempre com natural agrado e muita satisfação toda e qualquer colaboração que seja prestada a este espaço. Criado em 2007, causou algum entusiasmo, e muitos foram os que procuraram nos seus “baús” fotografias e outras recordações, para uma partilha entre os Colmealenses.
A fotografia que agora nos chegou, já havia sido publicada em 6 de Março de 2008 no “Cantinho da Saudade”. Com José Braz, reconhecemos e recordamos Acácio Mendes da Veiga, Eduardo Ferreira (Elias), Alfredo Pimenta Brás, Manuel da Costa e Manuel Mendes Domingos.
José Braz surge pela primeira vez nos órgãos directivos da União Progressiva da Freguesia do Colmeal como Presidente do Conselho Fiscal, eleito em Assembleia Geral de 18 de Fevereiro de 1962. Curiosamente no mesmo dia em que eu iniciei a minha participação na vida da colectividade, também no Conselho Fiscal, como Vogal. Ao tempo Manuel Martins da Cruz e António dos Santos Almeida (Fontes) eram respectivamente presidentes da Assembleia Geral e da Direcção. São nomes que para sempre ficarão gravados no já longo percurso da União, pelo que fizeram e pelo desenvolvimento que conseguiram trazer para as nossas aldeias.
José Braz assegurou a presidência do Conselho Fiscal até 9 de Março de 1969, altura em que transita como Vogal para a Direcção liderada por Armando Nunes dos Reis. Regressa ao Conselho Fiscal como Relator em 21 de Março de 1971 onde se mantém até 26 de Janeiro de 1975. Anos mais tarde, em 12 de Abril de 1980, assume a presidência da Delegação no Colmeal até 20 de Março de 1982. Depois, reassume a Presidente do Conselho Fiscal até 26 de Março de 1983, sendo esta a última participação institucional que consta dos registos da colectividade. Não deixou, no entanto, de continuar a participar e a colaborar e a seguir com muita atenção o que desde então, e já lá vão mais de três décadas, se tem feito na União Progressiva.
A Homens como este, a União e os Colmealenses ficarão sempre gratos.
Para a Aurora, o nosso agradecimento por este “regresso” a uma participação mais activa nas páginas deste blogue.
A. Domingos Santos

Aurora Braz disse...

Obrigada António Domingos Santos, pelas Palavras sobre José Braz, o meu Pai.
Ele leu. O meu pai orgulha-se muito de ter feito parte desse Grupo extraordinário dos Homens da União.
Ainda, ele mantém-se a par, com ajuda das novas tecnologias - até usa 2 telemóveis! E tem email :
josebraz2oo@gmail.com,
que usa no computador dos netos ☺
Obrigada e Sucessos para a UPFC. Abraço