27 agosto 2015

EspaçoArte enriquecido com novas peças


No Colmeal, o Centro de Cultura e Convívio recebeu no dia da sua inauguração, no passado dia 11 de Agosto, duas novas obras, um presépio em ferro e um moinho em madeira, de autoria do nosso sócio e amigo José Nunes Alves de Almeida, e que muito irão enriquecer o espólio do EspaçoArte.


Já em Dezembro de 2014, por ocasião do Concurso de Presépios realizado no Espaço Multiusos “Alice Sande”, numa feliz iniciativa da Câmara Municipal de Góis, tínhamos apreciado este seu singular trabalho onde utiliza ferramentas, hoje com pouco uso, por falta de braços que as manejem ou por substituição por equipamentos mais modernos.



O moinho, que está electrificado e funciona, é uma réplica daqueles moinhos que os mais antigos ainda recordam, quando à Quinta, à Ponte ou à Cortada, para só mencionar alguns, iam com o sarrão de milho ou de centeio para moer e depois trazer a farinha com que se amassava e cozia a broa.



Este EspaçoArte foi iniciado com um quadro pintado pelo associado Mário Mendes Domingos. Outras obras de sócios e amigos da União se lhe seguiram. Iara Caetano, Josefina Almeida, Margarida Reis “Guilai”, Fernando Costa “Baguinho”, Abel Marques, Fernando Alves Caetano, Artur Domingos da Fonte, Jaime Martins de Almeida e agora José Nunes. Alguns são já repetentes, o que muito nos sensibiliza.





A. Domingos Santos
Fotos de A. Santos, Armando Almeida e Francisco Silva

4 comentários:

Anónimo disse...

Gostei de ver.
Só com muito trabalho e dedicação de uns tantos,
é que se consegue estes feitos.

M. Lemos

Anónimo disse...

Repositório de memórias, peças de arte e artesanato bem interessantes, em si próprias e como expressão de talento, sentir estético e conquista. Esperando que mais talentos se revelem, comovo-me com a presença de familiares, amigos e conterrâneos, que tanto amo e estimo.

Lisete de Matos
Açor, Colmeal

Anónimo disse...

Grande parte da estructura que em tempos “abraçou” São Nicolau, é hoje a mesma que protege este “cantinho“ tão acolhedor, o “Centro de Cultura e Convívio”... A todas e todos que, incansávelmente, contribuiram para a concretização deste projecto e seu enriquecimento cultural, o meu Muito Obrigado!
Aos Autores e Artistas representados, (passado e presente), agradecimentos pela inspiração prestada.

Armando Almeida
Açor, Colmeal

Aurora Braz disse...

É de louvar o EspaçoArte, no Centro de Cultura e Convívio, no Colmeal, como Mostra Cultural desta bela Aldeia. A Biblioteca e a exposição de Taças - prémios de actividades desportivas, também. As Pinturas, Quadros e Fotografias da história da União também. É necessário incentivar Projectos que envolvam as novas Gerações de Colmealenses, que têm já "trabalho feito" no campo das Artes e Cultura.
Votos de bons Projectos e Realizações.