sexta-feira, 10 de julho de 2015

CENTRO PAROQUIAL foi notícia há 45 anos




Finalmente abriu o Centro Paroquial.
As obras de reparação e adaptação, ao cuidado do Sr. Arménio Marques, terminaram. Da velha e carunchosa capela de S. Nicolau foi possível fazer uma sala de reuniões, com palco, instalações sanitárias, vestíbulo, bar, sala de arrecadações e ainda um terraço cuja sombra, nas tardes de verão, é convidativa.
O Centro foi também dotado, por agora, com 40 cadeiras e cinco mesas de jogos. Bem sabemos que ainda não é tudo e mais alguma coisa se poderá fazer. Torna-se imperiosa a aquisição de mais algumas cadeiras. Não falta o espaço para as arrumar, mas alguma coisa falta…

No dia 19 de Junho, após uma reunião dos sacerdotes da Beira-Serra, levada a efeito aqui no Colmeal, e presidida pelo Senhor Bispo Auxiliar de Coimbra, D. Alberto Cosme do Amaral, numeroso público se concentrou às portas do mesmo, simples e informal, mas significativa pela presença do Senhor Bispo.
Feita a saudação pelo pároco da freguesia ao ilustre visitante e a todos os presentes, seguiu-se a distribuição de roupas novas às crianças da escola. Encarregou-se da tarefa a professora local, D. Maria Lurdes Primo Pereira da Silva. Por fim usou da palavra Sua Ex.ª Rev.ma que se manifestou positivamente satisfeito pela realização desta obra, pequena no vulto, mas grande na finalidade. Terminou com um apelo aos colmealenses «não deixem agora que o Centro seja o que era: casa de teias de aranha, senão do vazio».

Aproveitemos pois, o melhor possível, esta casa que é de todos, sem descriminação de pessoas, para uma maior valorização social, intelectual, moral e familiar.
E continuamos a publicação das ofertas recebidas. Pelo mapa que segue poderão todos os Colmealenses fazer uma ideia exacta do desequilíbrio financeiro registado actualmente. Despesa: 35.621$90 Ofertas: 23.512$20.
Seremos nós suficientemente corajosos para acabarmos de pagar o Centro? Com a ajuda de todos somos capaz disso e muito mais.

in Boletim “O Colmeal” Nº 105 Julho 1970

A União Progressiva da Freguesia do Colmeal prepara-se para reabrir este renovado espaço para que os Colmealenses dele possam beneficiar.
Foi notícia há 45 anos. Será notícia em Agosto de 2015. Assim o esperamos.

A. Domingos Santos
Arquivos da UPFC

Sem comentários: