29 maio 2014

COLMEAL - A União Progressiva e a caminhada “Pelos encantos do Ceira”


A Direcção da União Progressiva considera que os propósitos que nortearam a realização desta caminhada pelos trilhos antigos e povoações ao longo do rio Ceira foram conseguidos pela aderência da quase totalidade das colectividades regionalistas das duas anteriores freguesias agora agregadas.



O sábado do dia 3 de Maio amanheceu radioso. A temperatura estava agradável. Pelas oito horas os participantes começaram a afluir ao Largo D. Josefa das Neves Alves Caetano onde tomaram lugar num autocarro cedido graciosamente pela Câmara Municipal de Góis e que os conduziu até junto do Lagar da Cabreira. Outros, que deixaram as suas viaturas junto ao Senhor da Amargura, também usufruíram do mesmo transporte até ao ponto de concentração e início da caminhada, que além de ser uma actividade saudável, é também um meio de dar a conhecer as nossas aldeias, as belas paisagens que nos rodeiam e uma forma simples de promover o concelho.










Pouco passava das nove da manhã e depois de o presidente da União ter dado as boas vindas e de umas breves recomendações o pelotão de cerca de sete dezenas de participantes fez-se ao caminho. Veredas antigas sempre com o Ceira por perto e que dias antes tinham merecido por parte da Junta de Freguesia uma minuciosa atenção uma vez que por falta de utilização a vegetação tinha tomado conta de alguns troços.















Sem pressas e sempre desfrutando da beleza natural que envolvia todo o percurso os caminheiros foram seguindo até à Sandinha onde há uma abertura na rocha, fruto do trabalho humano, por onde o Ceira se encolhe na sua passagem. Alminhas que nos seus nichos representam a fé dos que as construíram, leiras que em tempos tinham os seus miminhos e hoje estão de relva, um ou outro bocado que denota a presença daqueles que após uma vida de trabalho longe das suas terras voltaram às origens. Matizes aqui e além de flores multicores, na Candosa uma queda de água que nos maravilha e um moinho que à força da água ainda funciona (para muitos foi novidade ver um moinho a trabalhar), os lindos recantos e pormenores com que nos fomos deparando, enfim tudo isto e a alegria que se vivia no grupo e era bem visível nas fisionomias, foram os ingredientes necessários e suficientes para se chegar sem grande cansaço ao aprazível Parque de Merendas das Seladas, onde uma simpática equipa tinha o almoço preparado para uma centena de convivas.

Uma palavra de agradecimento a todos os que se disponibilizaram e colaboraram com a União Progressiva e deste modo tornou possível o sucesso desta iniciativa.
À Câmara Municipal de Góis pela presença no convívio e pela cedência do autocarro para transporte dos participantes até à Cabreira; à Junta de Freguesia de Cadafaz e Colmeal pela limpeza efectuada aos caminhos e acompanhamento com a viatura durante o percurso. À representação da Cáritas Diocesana da Unidade Residencial da Cabreira presente no convívio. Às colectividades congéneres que aceitaram o nosso convite e que, tal como nós, estão empenhadas em fortalecer e estreitar os laços entre aqueles que dedicam o seu tempo em prol do regionalismo e do bem-estar dos que continuam a viver nas nossas aldeias.

UPFC


Fotos de Francisco Silva, Acácio Moreira e A. Domingos Santos


2 comentários:

Anónimo disse...

Muitos parabéns aos participantes e aos organizadores pela continuidade da iniciativa e pela escolha do percurso. Na realidade, um percurso lindíssimo, muito rico no plano do património natural e edificado e envolvendo pessoas e terras agora unidas pela União das freguesias do Cadafaz e Colmeal, e assim unidas pela União Progressiva. Ótimas e invejáveis fotografias!
Abraço
Lisete de Matos

Anónimo disse...

Alegria espelhada nos rostos dos caminheiros, Convívio entre Jovens de todas as idades e o Revisitar Lugares de uma beleza inesquecível são os ingredientes de mais uma iniciativa da União. Evento a continuar. Abraço de Aurora Braz.