28 abril 2014

Venha connosco a Trás-os-Montes


Foi com este título que recentemente a União Progressiva da Freguesia do Colmeal deu conhecimento aos seus sócios de uma viagem ao Nordeste Transmontano, que será realizada entre os dias 12 e 15 de Setembro.

Prevista inicialmente para um grupo de 40 participantes, quase de imediato nos vimos obrigados a solicitar mais vinte lugares. A procura excedeu largamente a oferta, o que para nós é muito gratificante. Se ainda não se inscreveu, poderá fazê-lo na expectativa de alguma desistência.

O programa é muito completo e aliciante. Inclui todas as refeições (com bebidas), bem como as visitas e entradas em museus e ainda um cruzeiro no Douro Internacional.

  


A viagem em combóio até ao Porto prosseguirá até Peso da Régua. Após o almoço faremos uma visita ao Palácio de Mateus. Em Bragança iremos jantar e pernoitar.
No segundo dia rumaremos a Miranda do Douro onde visitaremos o Museu da Terra instalado na antiga Domus Municipalis, com colecções arqueológicas de diversos períodos históricos e uma significativa mostra etnográfica da região, e a Sé Catedral, monumento renascentista onde no seu retábulo se destaca a enigmática figura do Menino Jesus da Cartolinha. Podemos, ao passearmos pelas ruas, ser surpreendidos pelo “mirandês”, língua que só se fala na região. Ao almoço poderemos saborear a afamada “posta à Mirandesa” e apreciar o folclore local com uma actuação dos Pauliteiros de Miranda. O cruzeiro ambiental que a seguir faremos no Parque Natural do Douro ficará gravado para sempre nas nossas retinas e nas nossas memórias. No final e antes do regresso a Bragança para jantar e dormir haverá tempo para degustar um vinho do Porto e assistir a uma exibição didáctica e interactiva com aves de rapina.


O terceiro dia vai ser integralmente dedicado à cidade de Bragança, localizada no extremo nordeste de Trás-os-Montes. Passeio pedonal pelo centro histórico e visitas à Sé, Castelo, Museu Militar, Museu Ibérico da Máscara e do Traje e ainda ao Museu Abade de Baçal. Após o almoço haverá tempo livre para se apreciarem os produtos manufacturados na região, como sejam a cestaria, trabalhos de cobre e os linhos.


No último dia, partiremos para Mirandela, cidade situada nas margens do tio Tua onde se destaca a sua ponte medieval. Depois, Murça com a sua lendária estátua da “Porca de Murça”. Visita ao núcleo museológico da Cooperativa dos Olivicultores seguindo para Peso da Régua onde o almoço espera por nós. No Museu do Douro vamos ter oportunidade de ficar a conhecer um pouco mais do seu património histórico: território, o rio, a vinha, o vinho, a fauna, os rabelos e as quintas seculares. No combóio regional regressaremos ao Porto e no Alfa voltaremos a Lisboa.

Não esqueça a sua máquina fotográfica. Estamos confiantes de que serão quatro dias espectaculares. Para nós é um privilégio ter a sua companhia neste passeio.

UPFC

Sem comentários: