segunda-feira, 28 de abril de 2014

CANOAGEM NO CEIRA 2014



Mais uma vez se realizou o encontro de canoagem no Colmeal. O tempo chuvoso que se fez sentir nos dias anteriores conseguiu manter um caudal apreciável para uma descida que decorreu sem quaisquer problemas e sempre num ambiente de boa disposição e grande companheirismo.











No primeiro dia o percurso teve início no Vale Pardieiro, mas só os mais afoitos se atreveram a entrar e a atravessar o túnel escavado por baixo da pequena localidade, que os valentes canoístas já baptizaram de “combóio fantasma”. O Sol esteve sempre presente dando assim uma ajuda preciosa para o brilhantismo do encontro. Com uma pequena paragem à Ponte e depois na aldeia da Candosa, para uns minutos de merecido descanso e retempero de energias, os canoístas continuaram até à Cabreira, final deste primeiro dia. Durante cerca de 17 quilómetros e passadas quase seis horas, os entusiastas da canoagem que se deslocaram de diversas localidades como Sines, Braga, Almada, Cabeção, Odivelas, Lisboa, Coimbra, Coina, Leiria ou Góis rumaram ao Colmeal para se deliciarem com um espectacular menú preparado pelo Chef Carlos Dias. Paté de atum como entrada, sopa de peixe, bacalhau á Gomes de Sá e sobremesas variadas. Uma ementa a merecer muitas estrelas…






A todos os participantes o meu grande e sincero bem-haja pela sua presença em mais esta iniciativa. Muitos têm estado connosco desde a primeira descida, já lá vão alguns anos. Outros vieram pela primeira vez. Ficaram encantados com a beleza das nossas paisagens, com a qualidade e limpidez da água do rio e com a simpatia das gentes serranas. O meu muito obrigado à União Progressiva da Freguesia do Colmeal pelo apoio que nos deu e pelo entusiasmo que nos transmitiu para levarmos por diante esta iniciativa e á Junta da União das Freguesias de Cadafaz e Colmeal nas pessoas do seu presidente e do seu secretário, que foram incansáveis no apoio a toda a logística bem como na limpeza de alguns troços do rio.



No domingo procedemos a uma outra descida, num percurso mais pequeno mas também muito agradável, de Góis até Serpins. Ainda voltámos ao Colmeal para o sempre apreciado esparguete com frango… e arrumar a casa da Eira.
Depois, foi o regresso de cada um a suas casas. A promessa de voltar para o ano foi feita. Há-de ser cumprida. Vamos trabalhar para isso.

Um grande abraço do Mário Martins. 

Fotos cedidas por Carlos Dias


2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns à equipa liderada pelo Mário "da Eira" e pelo Carlos Dias, pela persistência e pelo imenso empenho na consolidação desta já tradição que, ano após ano, promove o nosso Colmeal como um belo destino de férias desportivas. É um potencial imenso a explorar!
Deonilde Almeida

Valdemar Moreira disse...

Fernando Neves, (grande figura da terra), tenho saudades do tempo em que lá estivémos com vocês.