10 abril 2013

IGREJA do COLMEAL reabre as suas portas



O dia de domingo, 7 de Abril de 2013, vai ficar gravado na memória de todos os Colmealenses. A “sua” igreja, antiga de mais de quatro séculos e meio, voltou a abrir as portas aos fiéis após as obras de reconstrução e restauro.

Não sabemos a data certa da construção da igreja paroquial. Sabemos que foi levantada no mesmo local onde existia uma antiga capela dedicada a S. Sebastião, que ficou a ser o orago da freguesia.
Embora de modestas proporções, está contudo edificada numa pequena colina em frente ao Colmeal, num local tão agradável e airoso que permite ser vista mesmo dos pontos mais distantes da freguesia”. Assim se lhe referia o extinto Boletim “O Colmeal” no seu primeiro número, em Fevereiro de 1960.





O estado de degradação que a igreja atingira já fazia temer pela segurança das pessoas. Hoje, passado o período da recuperação, sentimo-nos orgulhosos quando a contemplamos na beleza do seu interior, ou ao longe, vislumbramos a sua silhueta.











A missa que teve acompanhamento pelo Grupo Coral da Paróquia de Góis foi celebrada por D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, coadjuvado por Monsenhor André de Almeida Freire e pelos padres Carlos da Cruz Cardoso, Manuel Pinto Caetano e Pedro Alexandre Santos. O espaço foi demasiado pequeno para acolher todos os que quiseram assistir e partilhar de um momento tão belo e importante para os Colmealenses.





No final da cerimónia religiosa e num gesto de muita simpatia para com a comunidade colmealense pela reabertura da sua igreja, o Coro Misto da Associação Educativa e Recreativa de Góis brindou os presentes com a interpretação de temas especialmente seleccionados para o efeito.


No exterior, o Rancho Folclórico Serra do Ceira a todos contagiava com as suas modas e muito em especial a Manuel Pinto Caetano, que o fundou em 1975, menos de um ano após começar a paroquiar a freguesia do Colmeal.


Os chuviscos impediram que o lanche se processasse no adro pelo que teve que se recorrer ao edifício da Junta de Freguesia. Câmara e Assembleia Municipal de Góis, Assembleia e Junta de Freguesia do Colmeal e todas as colectividades regionalistas da freguesia marcaram presença com os seus dirigentes, neste dia tão especial.




O Colmeal tem uma “igreja nova”! Que é o seu orgulho! O orgulho de todos!

Fotos de Francisco Silva e A. Domingos Santos 


8 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Colmealenses! Finalmente têm uma Igreja que já não vos envergonha. Excelente o trabalho que fizeram. Uma igreja que se insere perfeitamente na envolvente que a rodeia. Dá gosto ver o seu interior, os seus altares, o seu tecto lindo e a reconversão feita no coro e na parte adjacente. Falta agora melhorar o adro, mas há-de ser a seguir. Parabéns!

Aurora Braz disse...


PARABÉNS !
Fotos muito Belas.
Organização da UPFC muito boa.

Posso partilhar algumas fotos (sem personalizar ou identificar)?

Obrigada.
Aurora Braz

Francisco Silva disse...

Por nós está à vontade. Podes partilhar as fotos.
Bjs.

Anónimo disse...

«Quem espera sempre alcança» ou como disse Fernando Pessoa "Deus quer, o Homem sonha e a Obra nasce".
Finalmente os Colmealenses veêm concretizado o sonho de muitos anos e nesta, é reconhecida a fibra que caracteriza esta Gente e define o "orgulho de ser do Colmeal".
Parabéns e que por esta e outras obras, seja festa todos os dias.

António Magalhães Pinto
Senhora da Hora - Matosinhos

Anónimo disse...

Parabéns a todos os que contribuíram para que a igreja do Colmeal recuperasse a sua digna simplicidade, relembrando todos os colmealenses que, no passado, buscaram o encontro com Deus e os irmãos neste espaço sagrado. Votos de que o novo templo ajude à renovação da fé cristã das gentes do Colmeal!

Catarina disse...

O dia 7 de Abril ficará na memória de todos os presentes na inauguração da Igreja do Colmeal, como um dia grandioso, a concretização de um sonho há muito reclamado…
A Igreja está deslumbrante!
Obrigada a todos os que contribuíram para a realização das obras da Igreja, para o lanche no dia da inauguração e aos que estiveram presentes!
Parabéns Colmealenses, devemos ter todos muito orgulho na nossa Igreja!

Anónimo disse...

Parabens por essa lInda Igreja,uma obra de arte! Esperemos que como no Colmeal,haja sempre gente responsavel nos restauros. Quando um dia o senhor Bispo D.Albino visitou a Capela de S.Miguel na minha aldeia,logo que entrou disse:-"Pobre" S.Miguel,quem te pintou o rosto dessa forma!? Mesmo sem ser "artistas"houve pessoas que tiveram a ousadia de LHE pintar a face com baton! Deixo aqui este comentario sem medo,pois a prova está á vista. O.Bandeira

Anónimo disse...

a igreja esta maravilhosa quem a viu e quem a ve parabens a quem fez aquele lindo trabalho


maria da conceiçaõ cardoso