15 janeiro 2013

ARTUR FONTE EXPÕE EM GÓIS





No Posto de Turismo de Góis, vai ser inaugurada no próximo dia 22 pelas 18 horas a Exposição PEQUENAS MINIATURAS GRANDES MEMÓRIAS, do Colmealense e nosso colega de Direcção Artur Domingos da Fonte.

Neste espaço já havíamos dado conta do excelente trabalho que o Artur tem vindo a fazer nas suas horas vagas e que durante muito tempo “guardou” no espaço da sua “loja” ao Soladinho.
Lisete de Matos com a sua habitual sensibilidade e mestria aqui escrevia em 30 de Setembro sobre o que encontrara nessa “loja”, qual mini museu, e que identificava “como produções em madeira que recriam e retractam, individualmente e por conjuntos, situações e instalações actuais ou que o tempo e as necessidades do quotidiano já transformaram, utensílios e ferramentas cuja funcionalidade desapareceu com o desaparecimento das actividades que serviam.

 Fruto da fundura das raízes que prendem o autor às origens e de um espantoso processo de miniaturização e interpretação estética, entre as miniaturas podemos ver utensílios singulares, que encantam pela fidelidade e beleza, construções, que integram ou integraram o casario local, parecendo uma povoação sobre a antiga arca do milho que as acolhe, e um número incontável de conjuntos alusivos a situação e actividades. Na minúcia de que se revestem, as miniaturas do Artur revelam sensibilidade, destreza e memória visual, uma vez que para as fazer recorre frequentemente apenas à imagem que delas guarda.”

A União Progressiva da Freguesia do Colmeal espera e deseja que o espaço do Posto de Turismo seja demasiado pequeno para receber todos aqueles que ali acorrerão para dar um abraço fraterno ao Artur numa manifestação de grande solidariedade e apreço pelo seu trabalho.
Nós estaremos lá! Contamos consigo também!

UPFC

4 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns ao Artur. Espero mesmo que sejamos muitos, a reconhecer e a apreciar a beleza das suas obras, a agradecer o seu empenho
com vista à preservação do património e da memória de todos nós.

Lisete de Matos

Açor, Colmeal

Lucília e Francisco disse...

Parabéns Artur.
Queremos expressar a nossa grande satisfação pela realização desta exposição, onde todos terão oportunidade de apreciar a tua obra e reconhecer o teu talento.
Por motivos alheios à nossa vontade não vamos poder comparecer mas estamos contigo.
O maior sucesso e "casa cheia".

Anónimo disse...

Parabéns ao artista e um agradecimento especial ao blog, pelo seu olhar atento à divulgação e valorização do patromónio riquíssimo da nossa freguesia.
Deonilde Almeida

Catarina Domingos disse...

Artur, és um grande artista e as tuas obras demonstram bem as tuas capacidades e potencialidades.
Muitos Parabéns e continua a fazer as tuas obras de arte!
Beijinhos
Catarina e família