terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Morreu António Simões Lopes




O professor catedrático do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e ex-reitor da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), António Simões Lopes, morreu esta terça-feira. O corpo está em câmara-ardente, desde as 15h00, na igreja de Algueirão, em Mem Martins, Sintra.

Em comunicado à imprensa, a UTL participa que está de luto. Também o Ministério da Educação e Ciência lamenta o desaparecimento de Simões Lopes.

O professor foi reitor da UTL entre 1987 e 1999. Foi ainda presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, fundador e presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, presidente do Conselho de Avaliação das Universidades Públicas e primeiro bastonário da Ordem dos Economistas.

António Simões Lopes licenciou-se em Finanças pelo ISCEF/UTL. Doutorou-se em Economia pela Universidade de Oxford. Foi professor catedrático de Economia do ISEG/UTL. Recebeu os doutoramentos honoris causa pelas Universidades de Kent, no Reino Unido, Federal do Maranhão, no Brasil, Algarve e Coimbra. Era professor emérito da UTL.

Ao longo da sua carreira foi agraciado pela República de França com o “grau de cavaleiro” da Ordem de Mérito. Em Portugal, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública e com a Grã-Cruz da Ordem do Infante.

Foi investigador do Centro de Economia e Finanças do Instituto Gulbenkian de Ciência. Integrou várias equipas de investigação internacionais nas áreas do Desenvolvimento Regional e do Desenvolvimento Urbano. Era investigador do CIRUS/ISEG/UTL.

O funeral realiza-se na quarta-feira, dia 19, às 10h30, no Cemitério do Alto do Chão Frio, Lourel-Terrugem.

Público 18Dez2012 (texto e foto)

António Simões Lopes, filho de António Lopes de Oliveira e de Emília Simões nasceu no Colmeal (concelho de Góis) em 3 de Fevereiro de 1934. Acompanhando desde muito novo a evolução do movimento regionalista foi presidente da Direcção da União Progressiva da Freguesia do Colmeal entre 23 de Abril de 1967 e 9 de Março de 1969. Actualmente era sócio honorário desta associação regionalista.

A Direcção da União Progressiva da Freguesia do Colmeal sente profundamente o desaparecimento deste seu ex-dirigente, sócio e amigo e envia sentidas condolências á família enlutada.

UPFC    


Sem comentários: