domingo, 9 de setembro de 2012

Constância espera os Colmealenses




A vila ribeirinha de Constância e que assim se chama desde 1836, quando D. Maria II lhe mudou o nome, está no nosso roteiro a caminho do almoço comemorativo dos 81 anos da União Progressiva da Freguesia do Colmeal, no próximo dia 23 de Setembro.


É uma terra intimamente ligada aos rios que a abraçam (Zêzere e Tejo), que hoje vive essencialmente do aproveitamento turístico das suas belas paisagens e da tranquilidade das águas que passam a seus pés.



Conquistada aos Mouros em 1150, foi feita vila em 1571 por carta de D. Sebastião. Aqui terá vivido Luís de Camões, entre 1548 e 1550, por ocasião do desterro provocado pelos seus amores com D. Catarina de Ataíde. Aquando das Invasões Francesas foi profundamente vandalizada, vindo mais tarde a ser recuperada, conservando hoje muitos pontos de rara beleza paisagística, arquitectónica e arqueológica, entre os quais destacamos a Igreja de Nossa Senhora dos Mártires, o Pelourinho, a Igreja da Misericórdia, a Casa-Memória de Camões, a Torre do Relógio e a Capela de Sant’Ana.

 “Foi de encontros que esta terra se fez. De Tejo e Zêzere primeiro, que a Natureza aqui trouxe, e de homens depois deles, aqui vindos por causa deles, aqui juntos para viver deles.
É de encantos que se faz a sedução de Constância. O encanto do lugar, na confluência dos rios, onde a vila ganhou corpo. O encanto da sua História, que vem do fundo do tempo, ligada à água e à terra. O encanto do casario que se estende pela colina, vencendo a inclinação com uma teia de ruas tecida ao longo dos séculos. O encanto da poesia que deste lugar emana, Vila Poema que é, que Camões marcou para sempre, aqui deixando a memória, o melhor que há para deixar. O encanto do património, o que ficou de outras eras e o que fazemos nós hoje para as gerações que virão.” Assim se lhe refere António Matias Coelho in ”História do Património do Concelho de Constância”, 1999.



Constância vai receber a nossa visita no próximo dia 23 de Setembro quando formos comemorar os 81 anos da União. Venha connosco e descubra um pouco do que lhe queremos proporcionar.

Turismo de Constância e Fotos de A. Domingos Santos

Sem comentários: