20 setembro 2012

ALMOUROL de novo na rota dos Colmealenses


No próximo dia 23 de Setembro os Colmealenses vão voltar ao castelo de Almourol na sua deslocação a caminho da Quinta do Lago, onde se vai realizar o almoço comemorativo dos 81 anos da União Progressiva da Freguesia do Colmeal.




O castelo está situado numa pequena ilha escarpada que já era habitada no tempo da ocupação romana da península. Foi conquistado por D. Afonso Henriques, em 1129, que o entregou à Ordem do Templo, que procedia ao povoamento entre o Mondego e o Tejo. Foi esta Ordem depois responsável pela sua reconstrução, conferindo-lhe as características das fortificações templárias. A inscrição existente sobre o portão principal aponta para a conclusão das obras em 1171. Com a extinção da Ordem dos Templários, em 1311, D. Dinis entregou o castelo à Ordem de Cristo. Construído de forma a acompanhar os desníveis do terreno, tem dois níveis interiores. Um, o da entrada, e um outro, onde se encontra a torre de menagem.

O terramoto de 1755 provocou diversos estragos na sua estrutura. Durante o século seguinte foi alvo de alterações, que adulteraram a austeridade da sua arquitectura inicial. Classificado como Monumento Nacional, foi durante o Estado Novo, Residência Oficial da República Portuguesa.


Recordamos novamente esta foto tirada em 1977. Nela se reconhecem antigos e actuais dirigentes da colectividade.










Abrantes, novo ponto de passagem e de breve paragem é uma cidade situada no lugar onde se cruzam e misturam o Ribatejo, Alto Alentejo e Beira Baixa. Tem um Centro Histórico notável com os seus monumentos e espaços públicos.





Venha connosco porque vai valer a pena. Queremos recordar a sua presença numa próxima fotografia. Nós e a Quinta do Lago esperamos por si.

Fotos de A. Domingos Santos e Arquivos da UPFC 

Sem comentários: