07 junho 2012

XXVIII Festival do Folclore Beirão


Teve lugar no Colmeal, no passado dia 2 de junho, o XXVIII Festival do Folclore Beirão. 


A organização esteve a cargo do Rancho Folclórico Serra do Ceira, Colmeal, com o apoio da Junta de Freguesia, Câmara Municipal de Góis, Rádio Clube de Arganil e patrocinadores. 


Para além de o promotor e anfitrião Rancho Folclórico Serra do Ceira, cuja iniciativa e capacidade de organização são de sublinhar, participaram no festival o Rancho Folclórico “O plátano de Alijo” (Alijó), o Rancho Folclórico da Candosa (Tábua) e o Rancho Folclórico e Etnográfico do Município de Vila Nova de Poiares. 





Sobre o palco decorado na base com adereços alusivos a alguns dos modos de vida que o folclore reproduz, o desempenho dos grupos foi o melhor, tocando, cantando e dançando modas e coreografias que remetem para o tempo em que o divertimento se encontrava associado ao trabalho.



Sem dúvida que se tratou de um evento muito interessante, em linha com o interesse e mérito do trabalho de todos os ranchos folclóricos, contribuindo para a preservação da cultura popular e da memória coletiva, promovendo a animação das comunidades, servindo de ocupação e contexto para o enriquecimento e a valorização cultural e social dos próprios executantes. 

A refletir prazer genuíno, a alegria sobre o palco era evidente. 


Antecipando e prevenindo o futuro, os grupos integram crianças, que encantam pela graciosidade e espantam pela postura. 





A satisfação do público era evidente. 

O festival contou com a presença da senhora Presidente da Câmara Municipal, Drª Maria de Lurdes Castanheira, que dirigiu palavras de estímulo e agradecimento à organização e aos participantes. 

Lisete de Matos
Açor, Colmeal, 6 de junho de 2012.

1 comentário:

Anónimo disse...

Fiquei surpreendida com esta notícia. Não sabia que havia este festival de folclore. Antes, todos sabíamos e gostávamos de ver. Tive pena que não tivessem dito nada, pois gostava de ter ido.