21 abril 2012

CAMINHADA – “VAMOS VOLTAR AO CABEÇO DO GATO”



Assim será no próximo dia 26 de Maio. Vamos voltar ao Cabeço do Gato, um dos pontos mais emblemáticos e mais bonitos da nossa freguesia e do nosso concelho. Um sábado que todos desejamos nos venha a proporcionar um saudável convívio.





Foi em 3 de Junho de 2006 que nos aventurámos a realizar a nossa primeira caminhada. Já lá vão seis anos. Houve uma partida repartida. Uns saíram do Largo e outros da Selada das Eiras, todos rumo ao Cabeço do Gato. Depois passámos pelo Vale de Asna, Sobral e terminámos no Colmeal – Parque de Merendas das Seladas, onde foi proporcionado um excelente convívio, com porco no espeto e um trio musical para animar o pessoal.



Não podemos esquecer os que de propósito vieram do Porto para estar connosco – da Associação Desportiva da Efacec e do Fluvial Portuense, autênticos “profissionais” destas saudáveis actividades.






Nos anos seguintes continuámos. Em 19 de Maio de 2007 andámos por trilhos antigos “Na Rota do Carteiro” passando por Carvalhal, Aldeia Velha, Quinta das Águias e Soito.







Depois, em 2008, no dia 26 de Abril, percorremos os “Trilhos da Ribeira de Ádela – Caminhos da Escola”. Foi uma caminhada que começou nos Cepos (concelho de Arganil) e passou por Ádela e Açor. Eram cerca de duzentos os participantes que dificilmente queriam deixar esta última aldeia a caminho do Colmeal. E todos sabemos porquê.






No ano seguinte, em 16 de Maio, andámos “Pelos Trilhos do Vento e da Solidão” mas sem a nostalgia que o nome escolhido parece querer indiciar. Aldeia Velha foi a primeira paragem para “retempero de forças”. Depois, pelas eólicas onde o nevoeiro fez questão de nos dificultar a “vista”, seguiu-se a Malhada (nova “paragem técnica”…), Foz da Cova e Soito.







“Pelos Trilhos da Mimosa” foi no dia 1 de Maio de 2010. Uma excelente oportunidade para descobrirmos trilhos antigos e que nos levaram até ao Vale de Asna, Mimosa, Salgado, onde todo o grupo foi muito bem recebido, Saião e Sobral.






Em 2011, embrenhámo-nos “Na Rota dos Moinhos”. Foi num dia óptimo, de 14 de Maio. Temperatura muito agradável para quem subiu até ao Carvalhal, onde a “hospitalidade” deu forças para descer até à Cortada, subir para a antiga estrada do Sobral e depois “convalescer” no convívio habitual no Parque de Merendas das Seladas.

Todas estas actividades só têm sido possíveis graças à presença e ao entusiasmo de todos os que nelas têm participado. E também e muito especialmente das entidades locais e concelhias que, conscientes do valor que representam estas realizações, nos têm apoiado. De saudar e agradecer igualmente a colaboração de todas as colectividades regionalistas da freguesia que sempre se mostraram disponíveis para que estas nossas actividades tenham tido sucesso.

Como referimos no início, esta nossa/vossa caminhada vai ser no sábado, dia 26 de Maio. E que o tempo nos ajude. A partida será feita no Largo, cerca das 9 horas e depois subiremos, sem grandes pressas (não é uma corrida) até ao Cabeço do Gato. Vamos admirar a paisagem e conviver. Como habitualmente recomendamos, será conveniente utilizar sapatos e roupa adequados, protecção para a cabeça e levar água. O Parque de Merendas nas Seladas estará à nossa espera para mais uns momentos de confraternização e de descontracção.

A inscrição poderá ser feita junto dos nossos colegas da Direcção e da Delegação, no Colmeal. Manuel Martins dos Santos – 235 761 395; José Álvaro e Bela – 235 761 490; Catarina Domingos – 93 3344904. Se preferir inscrever-se em Lisboa, poderá fazê-lo para: António Santos – 21 7153174 / 96 2372866 ou Maria Lucília – 21 8122331 / 91 4815132.
Ou ainda para o endereço upfcolmeal@netcabo.pt

O valor da inscrição é de 10 euros por pessoa. As crianças até aos 10 anos pagam apenas 50%.

Não fique em casa. Acompanhe-nos. Porque a sua presença é muito agradável.

Não se esqueça: dia 26 de Maio queremos ter a sua companhia.

UPFC

Fotos de Francisco Silva e A. Domingos Santos

Sem comentários: