10 fevereiro 2012

O Colmeal vai à Capital Europeia da Cultura


A União Progressiva da Freguesia do Colmeal atenta aos acontecimentos culturais que marcam a agenda na região e no país, prepara um fim-de-semana diferente para os seus associados e amigos.


Guimarães é neste ano de 2012 a Capital Europeia da Cultura. Em 2001, o centro histórico da cidade, onde ainda hoje se pode fruir a história e a atmosfera medieval dos primórdios da nacionalidade, foi declarado Património Mundial pela UNESCO.

O monte da Penha marca a silhueta da cidade e a viagem de teleférico, de poucos minutos, dá-nos uma perspectiva diferente. Dali se avista a Colina da Fundação, que é o coração histórico da portugalidade, o berço da Nação, e o casario da urbe antiga.

As casas, com varandas de madeira que bordejam a Praça de São Tiago ilustram bem o estilo de arquitectura regional seiscentista e setecentista. Construções simples com o máximo de três pisos, restauradas de acordo com o quadro de reabilitação do centro histórico.

A Casa dos Valadares ou a Casa dos Arcos, antiga Casa da Câmara e Senado, permanecem como testemunhos da importância que esta rua teve na época medieval.


O Largo da Oliveira é um local onde se sente a História e onde se destacam o Padrão do Salado, abrigando o Cruzeiro ali instalado em 1342, e a Igreja de N. Senhora da Oliveira que foi mandada reedificar pelo rei D. João I no século XIV, em consequência de uma promessa feita à Virgem Maria pela sua vitória da Batalha de Aljubarrota.



O Castelo encontra-se construído sobre um afloramento granítico no mesmo local onde, no século X, Mumadona mandou edificar o então chamado Castelo de São Mamede. A torre de menagem, mandada construir por D. Dinis, marca poderosamente o perfil do Castelo. Perto encontramos a românica Capela de S. Miguel, do século XII, na qual D. Afonso Henriques terá sido baptizado.



O Paço dos Duques de Bragança, um dos mais surpreendentes palácios portugueses onde se destacam as suas 39 chaminés de cano, em tijolo, é também um dos monumentos mais visitados do país. A estrutura do seu salão Nobre simula o casco invertido de uma caravela.

Muito mais haveria a dizer sobre estes dois dias. Mas, por agora, apenas poderemos avançar que não se irá limitar a Guimarães. Esteja atento e acompanhe as nossas notícias neste blogue. Marque na sua agenda e reserve o fim-de-semana de 19 e 20 de Maio para estar connosco. Vai valer a pena!

UPFC
Fotos da Internet

Sem comentários: