14 janeiro 2012

Irene Abegão – Professora no Colmeal


Maria Irene Corregedor Rafael Abegão foi professora no Colmeal na década de cinquenta do século passado. Durante quatro anos ensinou dezenas de alunos, rapazes e raparigas, das aldeias e casais da freguesia, dos quais ainda guarda muitas e gratas recordações. Não esquece também aqueles que mais de perto a apoiaram e acarinharam nesta sua nobre missão de ensinar.

No recente almoço comemorativo dos 80 anos da União Progressiva da Freguesia do Colmeal, realizado em Outubro, próximo da Sertã, não lhe foi possível estar presente, como tivemos oportunidade de informar.


Para entregarmos a placa alusiva dos seus cinquenta anos de associada deslocámo-nos a sua casa, em Coimbra, no passado dia 10 de Dezembro, onde com muita simpatia nos recebeu.


Muito sensibilizada e agradecida por este gesto da União, disponibilizou-se para uma fotografia que irá certamente para o seu “Álbum do Colmeal”.

Recordou aqueles tempos difíceis de há mais de meio século. Passámos em revista várias fotografias e ajudámos a identificar alguns alunos cujos nomes a memória naturalmente vai perdendo. Neste espaço iremos partilhar consigo essas recordações com as fotografias que tão gentilmente nos foram cedidas.


Nesta fotografia de Maio de 1957 vemos a professora Maria Irene Abegão com cerca de quarenta alunos (número impensável nos dias de hoje). António Alcindo de Almeida mostra o seu contentamento pelo prémio recebido – uma pequena biblioteca – após um período em que esteve afastado das aulas por motivo de doença. Carminda e Ermelinda Freire, Fernando e Joaquim Fontes de Almeida, Lucinda, Ilda, Celestina e Maria Eugénia são algumas das caras que mais facilmente se reconhecem.

Fotos de António Santos e
Maria Irene Abegão

1 comentário:

Anónimo disse...

Esta fotografia, do meu pai, António Alcindo de Almeida, foi tirada para recordar o dia em que fez o exame da 4ª classe e como o fez com distinção, teve com prémio uma pequena biblioteca.