23 junho 2011

União na ilha Terceira







Há anos que Angra do Heroísmo é um ponto de paragem nas rotas entre a Europa e a América, e o seu importante passado está reflectido, apesar dos danos causados pelo grande sismo de 1980, nas igrejas e mosteiros, na imponente Fortaleza de São João Baptista, na Sé Catedral de torres gémeas (século XVI), ou nas grandes casas renascentistas de graciosas varandas. Angra do Heroísmo, que já era monumento regional, foi declarada em 1983 pela UNESCO “Património da Humanidade”, o que dá bem a medida da importância do seu valor histórico-cultural.









A Sé Catedral foi construída nos moldes da arquitectura filipina (fins do séc. XVI) sobre uma igreja gótica (séc. XV). Apresenta no seu interior pormenores de grande interesse como a capela-mor, ao modo de charola; o tecto esculpido em cedro; azulejos, imagens, pinturas e pratas do séc. XVII; uma sacristia com móveis de jacarandá e um tesouro rico, com uma galeria de retratos a óleo dos prelados diocesanos, alfaias e paramentos religiosos, entre os quais um magnífico pontifical de D. João V.
Danificada pelo terramoto de 1980 e posteriormente consumida por um incêndio foi reconstruída, procurando-se conservar a traça inicial.







O edifício dos Paços do Concelho de Angra do Heroísmo localiza-se no centro histórico da cidade. A sua implantação, na praça principal e mais central da cidade, contribuiu para que sempre tivesse sido o mais importante edifício civil da cidade, aí se tendo mantido ao longo de mais de 450 anos.
É considerado o mais belo palácio municipal dos Açores e nas suas salas encontram-se peças de inestimável valor histórico e patrimonial.

Fotos de A. Domingos Santos

Sem comentários: