15 abril 2011

A UNIÃO volta aos Açores

.
Entre os dias 5 e 12 de Junho próximo a União Progressiva da Freguesia do Colmeal voltará aos Açores para visitar quatro das suas mais belas ilhas e esperamos poder repetir o sucesso alcançado há três anos, quando lá estivemos em Maio de 2008. Já anteriormente tínhamos fornecido alguns tópicos sobre a ilha Terceira, onde iremos começar o nosso passeio de oito dias. Depois, de avião, rumaremos ao Pico.
A Ilha do Pico é a segunda maior do Arquipélago dos Açores. Fica a pouco mais de 8 quilómetros da Ilha do Faial e a 15 km de São Jorge, tão conhecida pelo seu queijo. Deve o seu nome a uma majestosa montanha vulcânica, a Montanha do Pico, que culmina num pico pronunciado, o Pico Pequeno ou Piquinho. É a mais alta montanha de Portugal e a terceira maior que emerge do Atlântico, atingindo 2 351 metros acima do nível do mar. Administrativamente, esta ilha é constituída por apenas três concelhos: Lajes do Pico e Madalena, ambos com seis freguesias, e São Roque do Pico, com cinco.
Uma das primeiras visitas a efectuar será ao Museu do Vinho e à paisagem da cultura da vinha classificada como Património Mundial pela UNESCO. Em pequenas parcelas de terra enegrecida crescem as vinhas que produzem o afamado verdelho e também o vinho tinto, famoso em todo o arquipélago e que em tempos já recuados chegou a ser exportado para a distante Rússia dos Czares.
Poderemos depois provar o queijo que se produz nesta ilha na visita a uma queijaria artesanal e mais tarde apreciar as bonitas rendas e bordados tradicionais.
Na pequena Vila das Lajes ou Lajes do Pico, que foi o primeiro povoado da ilha e também uma vila baleeira por excelência, tendo chegado a ser o centro baleeiro mais importante do arquipélago, podemos admirar no Museu dos Baleeiros esta actividade, entretanto extinta, da caça à baleia.
Seguindo pelo interior deparamo-nos com a beleza única das pastagens verdejantes povoadas de plantas endémicas. Lagoas e crateras de antigos vulcões adormecidos compõem a paisagem inóspita que com a neblina fica rodeada de algum mistério.
Descendo para o lado norte da ilha vamos encontrar a Vila de São Roque onde a antiga fábrica de derivados de baleia se encontra transformada em museu. No lugar do Cachorro teremos oportunidade de admirar um impressionante conjunto de grutas marinhas que o mar vai fazendo e desfazendo e que nos proporcionam um espectáculo de beleza ímpar.
A Vila da Madalena, muito ligada ao Faial pelo seu porto e pela proximidade, está transformada num centro comercial e de comunicações. Depois seguiremos para o aeroporto para embarque com destino à Ilha de S. Miguel.
Sobre as outras duas ilhas que iremos visitar falaremos proximamente. Mas, até lá, não deixe de nos acompanhar, aqui, no nosso blogue.
Pela Direcção da UPFC
A. Domingos Santos
Fotos de Francisco Silva e António D. Santos
.

Sem comentários: