23 janeiro 2011

Bodo no Colmeal foi no sábado

Foi neste dia 22, um sábado frio de Janeiro, que no Colmeal mais uma vez se cumpriu a tradição do Bodo. O Senhor Padre Carlos da Cruz Cardoso procedeu à bênção dos pães e dos figos, com a presença do mordomo Carlos Manuel Fontes de Almeida.
Seguiu-se a missa onde muitos fiéis encheram por completo o espaço adaptado para o efeito na Casa da Residência Paroquial. A procissão que foi bastante participada percorreu algumas das ruas do Colmeal.
As mesas preparadas com pão, chouriços de várias qualidades, filhós, sonhos e também com torresmos ainda fumegantes, depressa foram “visitadas” por todos quantos quiseram reviver e participar nesta tradição. O Rancho Folclórico Serra do Ceira ia tocando e dançando moda atrás de moda para agrado dos presentes. Na cozinha improvisada as frigideiras com os torresmos não paravam e a equipa de voluntários estava feliz com o seu trabalho sem terem tempo para se coçar. O convívio continuou por muito mais tempo com cantos e desgarradas e já ninguém dava pelo frio. Fotos de A. Domingos Santos

2 comentários:

António da Anunciação Duarte disse...

Mais uma vez cumpriu-se a tradição e, apesar do dia bastante frio foram muitos os que participaram neste evento, que é sem margem para dúvida o que mais une todas as aldeias da Freguesia.
Para além do que já é tradicional (pão, vinho e figos), as aldeias que este ano deram o bodo (Colmeal, Sobral, Saião e Salgado), ofereceram a todos os presentes, um autêntico almoço que incluiu torresmos, chouriço, doces, etc.
Parabéns aos organizadores e o desejo de continuarmos a manter viva esta tradição, que apesar do número reduzido de habitantes das nossas aldeias, conta sempre com os não residentes que a elas continuam ligados.

Anónimo disse...

Gostei de ver estas fotografias e ler o breve relato que as acompanha.
Em todo o mundo se preservam as tradições. É bom que na freguesia do Colmeal se continue a celebrar esta tradição do Bodo e também a do Magusto. Bem hajam aqueles que as mantêm de pé e trabalham para que elas passem de geração em geração.