28 setembro 2010

"Poemas de Encantar" (cont.)

.
Olá, Aqui vão mais alguns Versos de Um Belo Poema que se aplica também à "nossa" querida Serra do Açor, na minha opinião muito pessoal. Porém, eles foram escritos e dedicados, com muito Amor, à Serra da Estrela, por Maria de Fátima Ferreira Veiga. A Autora revela um conhecimento profundo sobre a Serra, com toda a sua beleza, e uma sensibilidade sem limites, para além, óbviamente, de um Grande Valor Literário. Sendo eu Licenciada pela Faculdade de Letras de Lisboa (anos de 1968/1973), continuo a considerar-me desconhecedora das maravilhas das Letras Portuguesas. Acabo de fazer esta "descoberta", que gostaria de partilhar com os meus Amigos, amantes sem limites, da Serra. ......
A serra só é serra se cinco coisas contar: frio, neve, ovelhas, pastor e cão para a acompanhar. O pastor não pode estar distraído isso não! se tal acontecer, foge o rebanho da mão... ..........
O leite precioso néctar, é preciso ordenhar, de manhã de manhãzinha, ou mesmo à noite ao luar. Cardo, leite e tempo é preciso acautelar, para o queijo se fazer, há que saber esperar... ..........
O cão da serra guarda as ovelhas arredias, acompanha o dono sempre, e dá-lhes os bons dias... Os chocalhos são música, por entre as serranias ouvem-se desde o nascer do sol até ao toque das Avé-marias. A noite escura surge o céu já se alumia! correm estrelas no céu daqui a pouco é dia! ............. Adeus ó serra branca não me quero ir embora gostei de te conhecer e as saudades agora?... Hei-de voltar um dia apreciar tua beleza vou trazer os meus amigos vão gostar concerteza. _______________________ in "A Serra Encantada" de Maria de Fátima Ferreira Veiga, 2005 ____________________ Com um abraço da Aurorita

1 comentário:

ANTÓNIO MARQUES ALMEIDA disse...

A arte de juntar palavras que retratam e traduzem toda a beleza e vivência das paragens serranas.
A ti amiga, obrigada por divulgar a obra da escritora Beirã - Maria de Fátima Ferreira Veiga.