31 agosto 2010

Festa de Nossa Senhora do Livramento - Aldeia Velha 2010

No dias 20, 21, 22 e 23 de Agosto em Aldeia Velha, realizaram-se os habituais festejos em honra de Nossa Senhora do Livramento, padroeira daquela localidade, tendo os mesmos contado com o apoio da mordomia, da Liga dos Amigos de Aldeia Velha e Casais e da J. F. Colmeal. Cumprindo o programa, na sexta-feira dia 20, toda a aldeia foi ornamentada a rigor.
No sábado realizaram-se a missa, sermão e procissão acompanhados pela mini-banda "Melodias de Sempre". Antes do almoço, fez-se um leilão bastante participado que reverteu para a nossa padroeira. De tarde, no recinto da festa da colectividade, a mini-banda brindou todos quantos assistiram, com um animado concerto. Seguidamente o Rancho Folclórico Serra do Ceira fez uma grandiosa actuação onde não faltou, para terminar o seu habitual fado serrano onde todos os presentes puderam participar. De noite, o conjunto Pimba Pimba animou os mais resistentes que dançaram até de madrugada. No domingo de manhã, fez-se a recolha de ofertas para o leilão da L.A.A.V.C. De tarde o Grupo de Concertinistas de Góis fez a sua actuação tendo-nos brindado com os sons tão tradicionais da nossa zona beirã. Depois de uma tarde animada e de cariz regionalista onde não faltaram as habituais sardinhas oferecidas pela L.A.A.V.C. nem a presença de algumas entidades do concelho de Góis, com o aproximar da noite, Tó Grilo e suas bailarinas deram um espectáculo que se prolongou até altas horas da noite. O dia de segunda-feira foi o ultimo dia da festa. Como já tem sido hábito, foi o dia dos torneios de chinquilho (de manhã) e de sueca (à tarde). Todos os participantes nos torneios tiveram direito a um excelente almoço na Casa do Convívio. Os festejos terminaram já de noite e com a entrega dos troféus aos participantes. De salientar e agradecer o empenho e dedicação de todos quanto contribuíram para o sucesso da nossa festa. Desde o mais pequeno ao menos pequeno, todos colaboraram quer na ornamentação dos recintos da festa, quer na preparação da comida e dos petiscos. Acompanhe por fotografia, alguns dos momentos aqui relatados em http://vigiando-das-caveiras.blogspot.com/ Obrigado
Henrique Miguel Mendes

1 comentário:

Anónimo disse...

PARABÉNS à LAAVC.
Uma Festa maravilhosa. Pelo que li, e pelos comentários que já me chegaram - eu sou também "filha" da Aldeia Velha - foi uma festa que muito honra os organizadores, convidados, enfim todos os participantes.
Há já uns bons anos - eu não faltava a uma Festa da Aldeia Velha, mas voltarei.
Cumprimentos e um Abraço de
Aurora Braz