22 outubro 2009

Alfredo Alves Caetano

.
A União Progressiva da Freguesia do Colmeal levou a efeito em Maio de 2007, uma caminhada pelos trilhos antigos recriando e recordando a “Rota do Carteiro”, para se calcorrear um dos itinerários que os carteiros percorriam décadas atrás pelo menos duas vezes por semana.
Alfredo Alves Caetano foi um deles, assim como Amílcar Marques
ou mais recentemente Rui Conceição. E antes dele tantos outros, cujos nomes se foram perdendo na memória do tempo, não terão subido e descido estes montes? E em que condições? Chuva, geada, neve, granizo, sol tórrido, nevoeiro de enregelar. Farda colada ao corpo amaciada pelo suor do corpo ou pela chuva que se entranhava. E as notícias boas e más, lá iam e vinham, para alegria e tristeza de uns e de outros. Como oportunamente aqui demos notícia, Alfredo Alves Caetano foi um homem extremamente simpático, amigo de todos e sempre disposto a colaborar naquilo que lhe solicitavam, foi por proposta da Junta de Freguesia do Colmeal recentemente homenageado pela Câmara Municipal de Góis, que atribuiu o seu nome a um dos caminhos do Colmeal que ele tão bem conhecia e que passava à porta de sua casa. .
Foi no passado dia 9 de Agosto e contou com a presença, entre outros, dos seus familiares mais próximos – filho, neto, bisneta e trineta e de muitos colmealenses que se quiseram associar ao acto.
Usaram da palavra o Presidente da Junta de Freguesia do Colmeal, o neto do homenageado e o Vereador da Câmara Municipal de Góis. Alfredo Alves Caetano também exerceu alguns cargos na Delegação da União Progressiva no Colmeal, tendo sido eleito pela primeira vez em 22 de Dezembro de 1943 para vogal. Em 20 de Janeiro de 1946 assumiu a presidência da Delegação que manteve até 21 de Abril de 1957. Trabalhou com grandes regionalistas como António Domingos Neves, Joaquim Francisco Neves, António Santos Almeida (Fontes) e Manuel Martins da Cruz, que lideraram a Direcção durante este período difícil na vida da Colectividade. A. Domingos Santos Fotos de Francisco Silva e A. Domingos Santos