23 setembro 2009

UNIÃO comemorou 78 anos

. A União Progressiva da Freguesia do Colmeal comemorou no passado domingo, 20 de Setembro, 78 anos de existência. Continuando a integrar uma vertente de cultura nas suas realizações e na sequência do que tem sido feito nos últimos anos, o dia começou com uma interessante visita à Basílica e ao Palácio Nacional de Mafra.
Este Palácio, um dos mais importantes monumentos do Barroco em Portugal, começou a ser construído em 1717, quando em 17 de Novembro, D. João V lançou a primeira pedra. Compreende 1200 divisões, em que apenas uma pequena parte é visitável pelo público. Talvez a mais apreciada pela sua beleza e grandiosidade seja a Sala da Biblioteca com cerca de 40 mil volumes, verdadeira síntese do saber enciclopédico do século XVIII. Encontramos nas várias salas do Palácio magníficas obras de escultura e pintura de grandes mestres italianos e portugueses. A Basílica com a sua estatuaria e os seus seis órgãos é uma obra-prima da arquitectura setecentista e possui um conjunto único no mundo, pelas suas dimensões e beleza do seu mecanismo – os famosos Carrilhões.
O Jardim do Cerco, construído e traçado entre o Palácio e a Tapada Nacional de Mafra, consegue aliar os valores arquitectónicos e ecológicos onde se destacam os jogos de água com cascatas e lagos.
A agradável Quinta da Feteira acolheu todos os sócios e amigos que quiseram estar connosco a comemorar o 78º aniversário da União Progressiva. A boa disposição esteve sempre presente como é normal num convívio destes.
O Presidente da Direcção num breve improviso agradeceu a presença de todos e manifestou a sua satisfação por mais este aniversário. Regozijou-se com a recente atribuição de Medalhas de Mérito do Concelho a três ex-dirigentes já falecidos, lembrando que entre outros, também Simões Lopes, Martins da Cruz ou Monsenhor Duarte de Almeida são credores do reconhecimento pelo trabalho que levaram a cabo para o desenvolvimento da freguesia. Referiu-se ao passado, presente e futuro da Colectividade, um currículo riquíssimo que ainda há pouco tempo serviu de base aos formandos do RVCC na apresentação de alguns trabalhos finais. Estava ladeado por Catarina Domingos, a mais nova dirigente da União e por Mariana Brás Costa e Silva, grande responsável pelo êxito alcançado com o “Espaço da Juventude” nas recentes Festas de Verão no Colmeal, o que pressupõe que nos jovens está a certeza de continuidade para a Colectividade. Dirigiu palavras de grande apreço para António Ferreira Ramos, que após um longo internamento hospitalar, fez questão de estar presente no aniversário da “sua” União onde foi dirigente durante mais de cinquenta anos.
Os parabéns foram cantados por todos a fechar mais este capítulo no já longo historial da União Progressiva da Freguesia do Colmeal. UPFC

4 comentários:

Anónimo disse...

Um bom almoço, para mais tarde recordar...

ML disse...

Gostei de estar convosco em mais este aniversário da "nossa" colectividade. Bom ambiente e uma boa organização. Admirei aquela senhora a quem saiu a rifa do presunto, que não era da freguesia do Colmeal e que teve o gesto simpático de o oferecer à União.
Uma "bofetada de luva branca" de um coração generoso.

Mariana Brás disse...

Gostaria de deixar apenas um reparo: agradeço (e muito) que me reconheçam o esforço e o trabalho, pelo sucesso que o Espaço da Juventude obteve na festa, mas quero reforçar, uma vez mais, que o mérito foi de todos nós juntos, pois só com a "união é que fazemos a força". E certamente que a UPFC poderá contar connosco, enquanto grupo, no que for preciso, nos tempos futuros.
Obrigada mais uma vez.

Nuno Santos disse...

Muito Boa tarde caros Amigos da UPFC,

Infelizmente não me foi possível estar presente no almoço de Aniversário da União, mas pelos relatos dos meus colegas de Direcção da Comissão de Melhoramentos de Malhada e Casais, correu tudo pelo melhor.
Quero Felicita-los e desejar-lhes ainda mais força para o futuro.
Quero também felicitar todos aqueles que fazem do Regionalismo uma forma de estar na vida, na luta pelo bem comum para que as nossas aldeias não desapareçam.
Um grande bem hajam.
Nuno Santos (Malhada)