03 setembro 2009

Mérito para três Colmealenses

No passado dia 13 de Agosto, Dia do Município de Góis, foram atribuídas a título póstumo, Medalhas de Mérito do Concelho a três ex-dirigentes da União Progressiva da Freguesia do Colmeal. Seguidamente reproduzimos a intervenção de Henrique Brás Mendes, Presidente da Junta de Freguesia do Colmeal e autor das respectivas propostas.
“Senhor Presidente da Assembleia Municipal, Senhor Presidente da Câmara Municipal, Senhores Vereadores, Senhor Comandante dos Bombeiros Voluntários, Senhor Comandante da Guarda Nacional Republicana, minhas senhoras, meus senhores. É muito gratificante para mim vir hoje aqui participar nesta justa homenagem que a Câmara Municipal de Góis decidiu prestar a três colmealenses cujas qualidades e empenhamento na defesa dos interesses das aldeias da Freguesia do Colmeal, está bem patente na proposta apresentada à reunião da Câmara Municipal. Tive oportunidade de com os homenageados fazer parte de vários órgãos sociais da União Progressiva da Freguesia do Colmeal, ao longo dos doze anos em que ali militei. Devo dizer que vivi uma experiência muito gratificante como dirigente daquela associação, tendo adquirido conhecimentos que, tenho a certeza, sem o saber e a inteligência tanto do Sr. António dos Santos Almeida, do Sr. Fernando Costa e também o Sr. Manuel Barata, pessoas que viviam os problemas das nossas terras com muita intensidade, não era possível alcançar. Foram lições que não mais vou esquecer e que definem bem o carácter de solidariedade, de fraternidade e humanismo que todos eles possuíam.
Não foi por acaso que o Sr. António dos Santos Almeida foi dirigente desta colectividade ao longo de dezanove anos, dezassete dos quais seguidos, em que desempenhou os mais diversos cargos, com particular destaque para os de Presidente da Assembleia-Geral e de Presidente da Direcção. Queria apenas sublinhar um aspecto que considero importante e que embora faça parte do documento que serviu de base a esta homenagem, nunca é demais realçar: Quando chegou a hora de electrificação das nossas aldeias verificou-se que a Freguesia do Cadafaz se havia esquecido da povoação da Candosa, talvez pelo facto de se encontrar lá no fundo, bem escondida e quase na divisão com a Freguesia do Colmeal. Então o Sr. Eng.º Fontes, como era conhecido e ainda hoje recordado, uma vez que não havia projecto para resolver o problema daquela localidade, não hesitou um só instante e de imediato se colocou à disposição da Comissão de Melhoramentos daquela povoação para, graciosamente, lhe fazer o projecto, e foi desta forma que a Candosa conseguiu passar a beneficiar desse importante melhoramento, que é a electricidade, ao mesmo tempo que a freguesia do Colmeal.
Quanto ao Sr. Fernando Henriques da Costa, já foi retratado na proposta que motivou esta homenagem o seu vasto curriculum, mas nunca é demais realçar o grande amor que ele sentia pelas povoações que constituem a freguesia do Colmeal. Fernando Costa era um homem que não olhava apenas para a aldeia do Colmeal, ele tinha um carinho muito especial pela freguesia e lutou sempre, ao longo dos dezoito anos que militou nos Corpos Sociais da União Progressiva da Freguesia do Colmeal, pelo bem-estar de todas as terras e não apenas da sede de Freguesia.
O Sr. Manuel Martins Barata foi um homem que começou também a sua actividade regionalista na União Progressiva da Freguesia do Colmeal. Foi precisamente aí que ele deu os primeiros passos e começou a sentir esse bichinho do regionalismo. Durante quinze anos fez parte dos órgãos sociais da União, onde desempenhou os mais variados cargos. Em vinte de Janeiro de mil novecentos e setenta foi fundador da União e Progresso do Carvalhal, tendo sido seu Presidente da Direcção, praticamente durante todo o resto da sua vida. Foi um homem incansável, um amigo sincero e verdadeiro. Ajudou na legalização da Liga dos Amigos de Aldeia Velha e Casais, teve papel preponderante na electrificação da Freguesia do Colmeal, graças a algumas amizades que tinha junto da Direcção-Geral dos Serviços Eléctricos e foi o grande impulsionador da construção do Cemitério do Carvalhal, obra cujo projecto foi suportado em cinquenta por cento pela colectividade do Carvalhal e cinquenta por cento pela de Aldeia Velha. Era um defensor da abertura dum estradão, entre Carvalhal e Aldeia Velha, pelos valeiros, actual caminho pedestre, obra que até hoje ainda não foi possível concretizar. Muito mais haveria para dizer acerca destes três colmealenses cuja luta pelo progresso da Freguesia do Colmeal souberam continuar de modo civilizado e com um carinho só possível por pessoas com coração de ouro. Resta-me pois, em nome da Junta de Freguesia do Colmeal, agradecer à Câmara Municipal de Góis o facto de ter aceitado a nossa proposta para que esta justa homenagem fosse possível e endereçar aos familiares os nossos parabéns por, embora tarde, terem sido reconhecidos os seus méritos. Bem hajam.”

Sem comentários: