01 julho 2009

À descoberta do Colmeal

A União Progressiva da Freguesia do Colmeal voltou a apostar na divulgação da região, do concelho de Góis e da freguesia do Colmeal. Dois autocarros repletos saíram manhã cedo, no passado dia 21 de Junho, rumo ao concelho de Góis e à nossa freguesia. Uma paragem junto ao Ceira na passagem por Góis, antes de se rumar até ao Colmeal.
O convívio no Parque de Merendas das Seladas reuniu mais de cento e noventa participantes, entre os quais se encontravam os que pela primeira vez vieram à descoberta desta parcela do Portugal desconhecido. E que ultrapassaram as sete dezenas.
Como habitualmente o voluntariado funcionou no serviço às mesas colocadas sob as mimosas. A temperatura rondava os 37º e as sombras eram disputadas.
As senhoras do Colmeal mais uma vez se associaram a este evento e quiseram presentear os convidados com a doçaria que tão bem sabem fazer.
O artesanato e a produção local, neste caso de queijos, esteve presente e teve bastante procura. Foi mais uma oportunidade para dar a conhecer os nossos produtos a quem nos visita. Bancos em madeira e tecidos feitos em teares manuais também marcaram presença.
Uma surpresa para todos. Artur Domingos da Fonte revelou uma faceta desconhecida e apresentou diversas peças que nos seus tempos livres vem fazendo e que lhe recordam um pouco da sua infância. Ofereceu à União uma obra que representa o Chafariz do Colmeal, o primeiro melhoramento que a colectividade fez na aldeia. Esta obra passa a figurar no EspaçoArte onde poderá ser apreciada.
No momento próprio o presidente da Direcção da União, muito sensibilizado e satisfeito como tudo decorrera, dirigiu palavras de agradecimento a todos quantos tornaram possível esta realização. Uma palavra especial à Junta de Freguesia do Colmeal e Câmara Municipal de Góis que ofereceram diversos brindes aos que visitaram o concelho pela primeira vez.
Depois, já no regresso, uma pequena paragem para uma fotografia neste local tão maravilhoso. A vontade de partir não era nenhuma, mas percebeu-se que a vontade de voltar já começava a fazer efeito. Subiu-se a serra e foi-se apreciando tudo o que a vista podia alcançar.
Uma última paragem para se contemplar o Castelo de Arouce e as Ermidas da Senhora da Piedade, nas proximidades da bonita vila da Lousã. E depois, foi mesmo o regresso. Já com alguma tristeza mas com vontade de voltar. Fotos de A. Domingos Santos e Catarina Domingos

Sem comentários: