09 janeiro 2009

Colmeal à noite

5 comentários:

Anónimo disse...

O Colmeal, para mim, é sempre bonito. Quer seja de dia ou de noite.

Interessantes aqueles pontinhos brancos na fotografia, ao longe.
Antigamente, a luz das candeias talvez não ficasse nas fotografias, que também não as havia a preto e branco.
Soito,à noite, na sua quietude e dos seus dois habitantes permanentes. Uma aldeia a merecer também a nossa visita. Como todas as outras, aliás.

Anónimo disse...

Fico muito grato pelo que é referido no anterior comentário quanto ao facto do Soito merecer uma visita, pois na verdade muito ali se tem feito para preservar o património e atrair pessoas, destacando-se:
A casa de convívio / espaço museológico;
A capela de São Pedro, com mais de 500 anos e recentemente recuperada, uma das poucas da Freguesia que se mantém muito próximo do que seria a sua traça original;
A fonte-velha;
A antiga "Eira", actualmente em recuperação;
O moinho do Curtinhal que este ano passará a integrar o espaço museológico do Soito;
As já muitas casas em xisto recuperadas.

Quanto aos habitantes, apesar do seu número reduzido, é de referir que apenas 1 a 2 semanas por ano tem o número referido no comentário, uma vez que o Soito tem uma importante população flutuante que ali passam boas temporadas ou mesmo a maior parte do ano, sendo que quase todos os fins-de-semana ali se poderão encontrar pessoas residentes noutras paragens, incluindo o Natal e Ano Novo, datas em que a generalidade das aldeias serranas está mais vazias.
Por último devo referir que a aldeia irá adquirir no início deste ano mais 3 residentes permanentes, o que para nós é muito significativo.
Também ainda no decorrer do presente ano o Soito terá em funcionamento um tear com um posto de venda do artesanato ali produzido e muito provavelmente poderá vir a ter um estabelecimento de “turismo no espaço rural”.
Para terminar não diria, como alguns, que somos a aldeia mais bonita, porque todas elas tem as suas belezas e as apreciações a este nível também têm um elevado grau de subjectividade, mas posso afirmar que o Soito permanecerá uma aldeia viva e será sem dúvida uma aldeia de futuro.
António Duarte

Anónimo disse...

O Colmeal à noite é bonito, sem dúvida.
Até dá para esconder algumas mazelas, como as que vemos mal estamos a entrar na aldeia.
Aspectos a merecerem alguma atenção de quem de direito.

Anónimo disse...

Realmente... de noite todos os "gatos são pardos" e a beleza do Colmeal, quer seja sob a luz do sol quer sob a luz do "sódio" está na forma como se vê ou avista o Colmeal. Na vertente poética poderá dizer-se que depende dos olhos, do coração e da alma. E é uma dor de alma, para quem entra do Colmeal, dar de caras com um estaleiro, armazém de máquinas e equipamentos (sucata?), de matérias e resíduos habitualmente utilizados na construção civil, muitas vezes "devidamente arrumadas" nas bermas da via pública. Os Colmealenses não merecem tal prémio e já agora, quando acabam com a imagem de degradação que as ruínas de um prédio (da Caritas?) que mesmo à face da estrada, oferece a quem visita ou a quem passa pelo centro do Colmeal? E o perigo de uma derrocada estará sempre presente. Espero que não seja um acidente a obrigar a tomada de atitude ou resolução. Os Colmealenses merecem mais e melhor

Anónimo disse...

Ora aqui está um bom aproveitamento de uma fotografia e de um comentário, para publicitar e divulgar uma aldeia e o que ela tem para mostrar.
Ainda há quem saiba aproveitar o que as tecnologias nos dão.