13 outubro 2008

Manuel Nunes de Almeida

(Clicar na imagem para ampliar)
Faz hoje precisamente um ano que no mensário "Voz de Fátima", N.º 1021, surgia uma pequena notícia relacionada com um nosso sócio e amigo, acompanhada da sua fotografia. Nela se dizia que "Manuel Nunes de Almeida deslocou-se em mais uma peregrinação familiar a Fátima, acompanhado da filha, onde se deu a conhecer como mais uma pessoa nascida em 13 de Maio de 1917. Nascido no concelho de Góis, na freguesia do Colmeal, acabou por fazer a sua vida em Lisboa, onde ainda reside e para onde foi viver com 12 anos. Trabalhou como barbeiro, como enfermeiro, e depois na área de hotelaria. Na breve conversa tida com este homem, actualmente com 90 anos, de imediato salta à vista a sua grande vontade de viver e de aprender. Com vários cursos de línguas estrangeiras, tem também o 3.º ano do curso de Direito. Manuel Nunes de Almeida publicou, e ainda continua a escrever, vários livros, alguns de poesia, outros de prosa. Um dos livros "Missão de Mãe" mostra, na dedicatória, a devoção de Manuel de Almeida a Nossa Senhora. « Dedico este livro a todas as mulheres do mundo, com um veemente apelo: Enquanto mulher, nunca assumas a desgraça como uma fatalidade irreversível; enquanto mãe tem a humilde coragem de, como Maria da Nazaré, aceitares ser instrumento da vontade do criador.» " Este e outros livros de sua autoria, como "Levante-se o Réu", "O Homem e a Montanha", e "Por entre as torres, e os fundões da vida, o homem procura-se" foram-nos simpaticamente oferecidos e encontram-se à disposição de todos na Biblioteca da União, no Colmeal. Durante muitos anos dedicou parte da sua vida a um grande projecto - a "Quinta das Águias".
.
Recordamos a sua presença no almoço comemorativo dos 75 anos da União Progressiva da Freguesia do Colmeal, realizado em Setembro de 2006, junto de sua esposa e filha.
.
Foi um dos que, face à sua antiguidade de mais de cinquenta anos como associado, foi atribuída uma placa comemorativa, aqui entregue pelo Eng.º Fernando Pinto Caetano, Presidente da Assembleia-Geral da União Progressiva da Freguesia do Colmeal. UPFC

Sem comentários: