05 agosto 2008

Festa no Colmeal




Duas fotografias religiosamente guardadas durante mais de quarenta anos por alguém que já não está entre nós, tal como alguns dos que nelas recordamos.
Era dia de festa no Colmeal num domingo de Agosto naqueles idos anos de sessenta do século passado. O fervor religioso continua inquestionável. Apesar de São Sebastião ser o Santo Padroeiro da freguesia do Colmeal, o Senhor da Amargura parece ter um lugar muito especial na devoção de cada um dos Colmealenses.


O ano passado o Colmeal voltou a ter a sua festa. As cerimónias religiosas decorreram como habitualmente, se bem que o percurso da procissão tenha sido alterado e reduzido. Apenas se evitaram ruas mais íngremes e por isso mais difíceis para aqueles a quem os anos pesam cada vez mais.

O Colmeal vai receber novamente todos os seus filhos neste mês de Agosto. As casas vão-se encher, a alegria vai voltar. Pena que seja por tão pouco tempo.
A União, à semelhança de anos anteriores, volta a assegurar a realização das Festas de Verão. Jogos tradicionais, corridas, natação, tiro ao alvo, música, baile, quermesse, piquenique. E tudo isto porque contamos consigo... para nos ajudar a fazer a festa!

UPFC

Sem comentários: