06 maio 2008

Recordar "O Colmeal" 6


Dia 15 de Julho do ano de 1960 saía a edição número 6 de “O Colmeal” trazendo na primeira página uma fotografia da ponte sobre o rio Ceira e em seu contorno é falado sobre “O Colmeal de ontem e de hoje” de onde passo a transcrever parte desse texto:
“… quem conhece a freguesia do Colmeal… tem a felicidade de notar quantos esforços se tem feito em ordem do progresso. Tenho por vezes já idealizado um Colmeal de há cinquenta e de há cem anos, com muito mais do dobro da população actual, completamente isolado, de casario negro e dá até vontade de considerar infeliz toda essa gente de então… não pensavam em progresso nem conheciam o que era isso! …há anos começou-se a caminhar: quantos sacrifícios inauditos, quantas privações, trabalhos e canseiras, horas roubadas ao repouso, dispêndios subtraídos às magras economias e até lágrimas se terão vertido para que hoje possamos viver no meio do conforto… percorrendo a freguesia de um extremo ao outro quantas coisas novas e úteis encontramos! … tantas estradas serpenteiam as encostas, há lindos e artísticos marcos fontenários, lavadouros modernos com água canalizada, escolas, formosas e brancas capelas, uma rede telefónica num total de catorze telefones a todos os lugares… o progresso segue a ritmo acelerado…um largo de incomparáveis proporções na região… estuda-se o problema da luz eléctrica, foi criada pelos C.T.T. uma estação telégrafo-postal..espera-se que a almejada estrada acabe por descrever nas encostas…até que ao menos fique junto à ponte sobre o rio Ceira…o presidente da União Progressiva, Sr. António dos Santos Almeida (Fontes)…manifestou-se animado da melhor vontade e interesse por que todos os melhoramentos em curso sejam dentro em breve uma consoladora realidade…”
É caso para dizer: Abençoados tempos…
.
Neste número, Santa Maria Goretti é o Santo do mês. Foi canonizada por Pio XII e é um exemplo para todos que devem cultivar o amor pela pureza e respeito do seu corpo. Maria era italiana, não sabia ler nem escrever mas percorria quinze quilómetros a pé para assistir à Missa fosse verão ou inverno. Foi vítima de abusos sexuais quando criança e perdoou o seu agressor antes de falecer a 6 de Julho de 1902.
.
“Marco do Correio” de Julho, informava além de outros assuntos de menor destaque:
Carvalhal: …15 de Junho realizaram-se os seguintes baptizados: Irene de Almeida Gonçalves… Maria Natália de Almeida Nunes… Maria de Lurdes Fernandes Moreira.
Àdela: Procedendo à abertura de covas destinadas à colocação dos postes telefónicos, foram atingidos pelos estilhaços de um tiro que não explodiu na devida altura, Laurentino da Silva Martins Ferreira e Júlio Francisco de Almeida…
De Lisboa: Realizou-se o casamento do Sr. António de Olivença de Almeida com a Sra. Dª. Ilda Baptista Martins.
.
Nesta edição de Julho é também publicada uma lista com o nome dos alunos da freguesia que fizeram exame do 2º grau ficando todos aprovados:
Carminda Gaspar Freire e Natália Simões da Ascenção – Colmeal; Irene de Almeida Fontes e Maria de Lurdes da Silva – Soito; Marília de Jesus Nunes, António Olivença e José dos Santos Gaspar – Malhada; Américo Joaquim – Aldeia Velha; Maria Helena Martins e Maria de Jesus Martins – Carvalhal.
.
“Badaladas” informa que o sino custa 4.200$00 e a soma das ofertas já fazia a quantia de 943$00… (Se fosse hoje, eu oferecia o sino)
.
Colmealenses, por agora é tudo, até breve.

Henrique Miguel Mendes

Sem comentários: