06 maio 2008

COLMEAL - A União vai aos Açores IV




E estamos quase a ir. Já falta pouco. Como temos vindo a informar, de 18 a 25 de Maio, a União Progressiva da Freguesia do Colmeal vai aos Açores para visitar quatro das suas nove ilhas.
Já “andámos” pelas Ilhas Terceira, Pico e Faial e hoje iremos percorrer a lindíssima Ilha de São Miguel, também conhecida por Ilha Verde.
Tínhamos ficado, na última crónica, a contemplar o vulcão dos Capelinhos. Depois disso apanhámos o avião e agora encontramo-nos já em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel.

Vamos começar com uma visita à Ribeira Quente, uma pitoresca freguesia piscatória situada numa ampla baía, depois de percorrermos uma estrada de rara beleza de onde se pode observar a ribeira e diversas quedas de água. Continuaremos pela Vila da Povoação, que é atravessada por três ribeiras que correm até ao mar, e onde se iniciou o povoamento da ilha. Em meados do século XIV já existiam cartas geográficas que indicavam a sua existência. No entanto, supõe-se que tenha sido descoberta entre 1426 e 1439. Sabe-se, que em 1439 teve início o seu povoamento, efectuado por portugueses oriundos da Estremadura, Algarve, Alto Alentejo e alguns estrangeiros principalmente oriundos de França. Teremos possibilidade de visitar a Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Matriz) e as praias de Palames e do Morro. Depois, teremos a visita ao Nordeste, o concelho mais florido de São Miguel, com famosos jardins, miradouros e cascatas. Nesta zona da ilha merecem destaque os miradouros da Ponta do Sossego e Salto do Cavalo, de onde se obtém uma magnífica panorâmica para o Vale das Furnas e Vila da Povoação.
De novo em Ponta Delgada, iremos percorrer a pé o seu centro histórico. Praça Gonçalo Velho Cabral, as Portas da Cidade construídas no século XVIII, a Igreja de São Sebastião (Igreja Matriz) que data do século XVI, com elementos dos estilos Gótico e Manuelino mas cuja fachada foi alterada dois séculos depois de acordo com o estilo da época, o Barroco. É no Convento e Capela de Nossa Senhora da Esperança, do século XVI, que se venera a imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

Depois de uma noite de merecido descanso sairemos por Lagoa seguindo-se a subida à Serra de Água de Pau com paragem no miradouro do Pico da Barrosa (a 947 metros de altitude). Daqui poderemos admirar a Lagoa do Fogo, situada no interior de uma cratera de um vulcão extinto, inserida numa reserva natural.
Na Ribeira Grande faremos uma paragem para visita ao centro da cidade e para uma prova de licores tradicionais na loja da fábrica produtora. Continuaremos por Porto Formoso e Gorreana, onde poderemos observar a cultura do chá e visitar uma fábrica de transformação desta planta.
No Pico do Ferro pararemos para admirar a bela paisagem que se avista para o Vale das Furnas com as suas fumarolas de água quente, lamas e águas medicinais. Subiremos à Lagoa das Furnas, em cujas margens é cozinhado em buracos no solo, o famoso “Cozido” que será o nosso almoço.
Faremos uma visita ao romântico Parque Terra Nostra com a sua variedade de árvores e plantas exóticas e nas Caldeiras apreciaremos fenómenos vulcânicos. De volta a Ponta Delgada faremos uma paragem em Vila Franca do Campo, que foi a primeira capital da ilha e que um sismo destruiu parcialmente em 1522, e na Fajã de Baixo visitaremos uma plantação onde se produzem os famosos ananases de São Miguel e teremos uma prova de licor. A terminar este dia iremos saborear algumas especialidades da gastronomia açoriana e apreciar a actuação de um Grupo Etnográfico.

O nosso último dia no arquipélago começará pelo Pico do Carvão, miradouro que propicia uma bela panorâmica para o centro da ilha e mar, tendo nas suas redondezas diversas lagoas das quais destacamos a do Canário, a Rasa e a do Carvão. Da Vista do Rei admiraremos a magnífica Lagoa Azul e Verde, mais conhecida por Lagoa das Sete Cidades por estar inserida na freguesia do mesmo nome, que será a nossa próxima passagem para se visitar a Lagoa de Santiago.
Continuaremos pelos Mosteiros para uma paragem na bela zona balnear com praia e piscinas naturais. Outra paragem na Ponta do Escalvado com linda vista para Ferraria, Ilhéus e freguesia de Mosteiros. A caminho do Aeroporto João Paulo II ainda passaremos por Ginetes, Candelária e Feteiras. Seguir-se-ão as formalidades de embarque e o regresso a casa.

No final de uma semana de sonho que iremos dizer de tudo quanto vimos e que ultrapassou as nossas melhores expectativas?
Aquele verde imenso das falésias e dos vales. As lagoas e as cascatas com que nos cruzámos naquelas paisagens de cortar a respiração. Não tínhamos imaginado tanto.
A conclusão a que chegaremos é de que tudo nos Açores era diferente e que a natureza, toda ela, parecia feita de propósito para nos encantar.
Temos a certeza de que irá gostar de viajar connosco.

UPFC

Sem comentários: