04 fevereiro 2008

COLMEAL - água em Agosto

"COLMEAL
tem água em abundância


Felizmente o Colmeal tem o problema da água resolvido. Graças ao esforço do pessoal camarário e de alguns populares do Colmeal, foi possível fazer chegar a água da margem esquerda do rio até ao depósito das Seladas, na véspera do Festival. Parabéns à Câmara Municipal por mais esta obra.
Até este momento ainda não se conseguiu esvaziar o depósito e a água, pela primeira vez, chegou com abundância às casas mais elevadas do Soladinho.
Há porém um problema que urge resolver. Junto às nascentes existem duas plantações de eucaliptos. Há que providenciar para eliminar os mesmos, pois, caso contrário, num futuro talvez não distante, o problema reapareceria e a solução seria bem mais difícil."
in Jornal "O Colmeal" n.º 187 - Agosto de 1982



Em Agosto de 1982 era assim...

.

Estudos realizados há poucos meses revelam que os portugueses já encaram a poupança de água como um hábito diário. Uma das razões apontadas para esta reviravolta é o esforço desenvolvido em termos informativos, nomeadamente através de campanhas de sensibilização que vão alertando a população para a importância deste recurso natural tão escasso.

Todos nos recordamos dos problemas que se têm vivido na sede de freguesia, nomeadamente no mês de Agosto, com a falta de água.Várias soluções foram surgindo ao longo dos anos, com tomada de água no Ribeiro, na Fontinha, na Panasqueira, no outro lado do rio, no próprio rio, etc.

O Senhor Presidente da Câmara Municipal de Góis, José Girão Vitorino, em entrevista a "O Varzeense" - 30 de Janeiro de 2008, diz a determinado passo "A água da rede não é para regar, é para ser poupada, pois é um bem essencial à vida."

Será que houve informação para sensibilizar a população? Estamos disponíveis para ajudar nessa acção.



Porque no ano passado foi assim...

UPFC

1 comentário:

Anónimo disse...

Será que vamos ter água?...
Espero que não falte. Como seria a vida dos que têm que regar o jardim, as couves e ... que se tramem os outros?...